Logo Folha de Pernambuco

Redução

SDS divulga redução dos crimes violentos contra o patrimônio em Pernambuco no mês de abril

A queda geral no comparativo entre abril de 2024 com 2023 foi de 14%; roubos e furtos de carga, veículo, bancos e coletivos estão englobados nesses números

A Secretaria de Defesa Social (SDS) apresenta os números que  mostram a redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em Pernambuco, referentes ao mês de abril.A Secretaria de Defesa Social (SDS) apresenta os números que mostram a redução nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em Pernambuco, referentes ao mês de abril. - Foto: Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou que houve redução nos crimes violentos contra o patrimônio (CVP) no Estado. Os dados são referentes ao último mês de abril e foram apresentados durante a reunião da Força-Tarefa Crimes Patrimoniais, nesta terça-feira (21), entre as forças operativas de segurança, no prédio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado no bairro de São José, área central do Recife.

Os crimes violentos contra o patrimônio englobam roubos e furtos de carga, veículo, bancos e coletivos. De acordo com a SDS, abril de 2024 teve uma queda geral de 14% em relação ao mesmo mês em 2023. Isso significa que tiveram 664 casos a menos em Pernambuco. 

Em relação ao roubo e furtos de cargas, especificamente, a redução foi de 29% comparando os quatro primeiros meses deste ano com 2023 - saiu de 190 casos para 135 em Pernambuco. Os roubos de veículos tiveram uma queda de 7.907 para 6.958 (-12%) analisando esse mesmo período. 

"A Força-Tarefa contra crimes patrimoniais se reúne uma vez por mês para discutir as ocorrências envolvendo esses crimes. Analisamos a ocorrência do último mês com o comparativo não só do mês, como do ano anterior. Onde identificamos necessidade de melhoria, trazemos as unidades para conversar e sai com algum planejamento ou encaminhamento", explicou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

No dia 1° de maio, o estudante da UFRPE, Gean Carlos Lopes Júnior, foi assassinado a facadas após reagir a um assalto a ônibus na avenida Guararapes. A secretária executiva comentou que a situação dos coletivos é prioridade das reuniões. 

"Essa questão do roubo a coletivo é muito cara para a SDS. O coletivo é o único desses assuntos que a gente monitora semanalmente junto ao Consórcio Grande Recife. A gente recebe todas as ocorrências, identifica em que locais georreferenciam essas ocorrências e direciona tanto o policiamento ostensivo quanto as nossas investigações. Todas as ocorrências estão sendo investigadas em nível avançado pela Polícia Civil com a resposta de identificação e pedido de prisão desses autores", disse Dominique. 

A Força-Tarefa Crimes Patrimoniais conta com o trabalho conjunto das operativas de Secretaria de Defesa Social com as polícias Militar e Civil. Presente na reunião, o coronel da PMPE, Canel, destacou a atividade da Corporação neste grupo. 

"Depois dessa reunião, realizamos um plano de ação que é monitorado e orientado pela Secretaria de Defesa Social. A partir disso, começamos a executar naqueles pontos que identificamos o aumento dos crimes contra o patrimônio". 

Veja também

Presidente do Museu Britânico diz que "ainda há um caminho" até acordo sobre mármores do Partenon
cultura

Presidente do Museu Britânico diz que "ainda há um caminho" até acordo sobre mármores do Partenon

SSA 1 e 2: estudantes realizam provas do vestibular da UPE neste domingo (8)
VESTIBULAR

SSA 1 e 2: estudantes realizam provas do vestibular da UPE neste domingo (8)

Newsletter