Seca registra menor nível na Europa desde o início de 2022
Julho de 2023 foi considerado o mais quente registrado na Terra
A seca, em declínio desde meados de junho, alcançou no início de agosto o menor nível desde o início de 2022 na Europa e em toda a costa mediterrânea, segundo os dados mais recentes do Observatório Europeu da Seca analisados pela AFP.
De 1º a 10 de agosto, a seca afetou 28% do território europeu e as costas mediterrâneas do Oriente e da África, o nível mais baixo desde janeiro de 2022. No ano passado, na mesma época, afetou o dobro (55,8% ).
O observatório europeu baseia-se na precipitação, na umidade do solo e nas anomalias da vegetação, de acordo com a região e o tipo de clima, mas não considera os níveis das águas subterrâneas.
Após um ano de 2022 extremamente árido, os dados recentes são admitidos, porque desde a primavera de 2021 a proporção de terras protegidas pela seca não costumava ficar abaixo de 30%.
Leia também
• "Sentimos o calor e decidimos fugir", dizem brasileiros que perderam casa em incêndio no Havaí
• Após mês mais quente da História: Quanto calor os humanos podem suportar?
• Espanha enfrenta pico de sua terceira onda de calor
No início de agosto, os países da Europa central, gravemente derrotados no início do verão, se recuperaram gradualmente da seca, com 26% das terras protegidas na Alemanha (ante 96% no pico) e 67% na Polônia (ante 95%).
No início do mês, os países mais hospedados foram Lituânia (84%), Armênia e Islândia (82%) e Estônia (76%).