Secom: Em ligação, primeiro-ministro canadense apoia ações do Brasil sobre Venezuela
A tensão política no país vizinho aumentou depois da eleição, em 28 de julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, 13, ligação do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau.
De acordo com a nota divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Trudeau demonstrou apoio aos movimentos do governo brasileiro em relação às eleições da Venezuela. Brasil, Colômbia e México têm cobrado a divulgação das atas de votação de cada urna do país vizinho.
"Trudeau reforçou apoio às gestões do governo brasileiro em prol da democracia e da transparência do processo eleitoral na Venezuela e na promoção do diálogo e na prevalência do Estado de Direito", afirma o comunicado do Planalto.
Leia também
• ONU e movimentos sociais denunciam detenções arbitrárias na Venezuela
• Distante de Milei, Lula recebe governador peronista de Buenos Aires
• Amorim sugere a Lula novas eleições na Venezuela após impasse sobre atas
A tensão política no país vizinho aumentou depois da eleição, em 28 de julho. As autoridades eleitorais, dominadas pelo governo chavista, declararam Nicolás Maduro reeleito.
A oposição afirma que houve fraude e que seu candidato, Edmundo González Urrutia, foi o real vencedor. Urrutia liderava as pesquisas de intenção de voto. Até agora o governo venezuelano não divulgou as atas com as votações coletadas em cada urna.