Secretaria de Meio Ambiente e Jardim Botânico do Recife eliminam uso de copos descartáveis
A iniciativa faz parte do programa Eco Recife que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público
Por meio do programa Eco Recife, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) e o Jardim Botânico do Recife (JBR) colocam em prática zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal.
Ambos os órgãos eliminaram o uso de copos descartáveis nas suas dependências. Assim, a decisão é uma forma de preservar o meio ambiente e de diminuir a produção de resíduos sólidos.
A ideia é que, anualmente, 20 mil copos deixem de ser jogados no lixo, em média. Além disso, o material também deixa de ser oferecido aos visitantes dos locais, que serão orientados a levarem o próprio copo.
O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Ribeiro, reforça que a adesão à iniciativa é uma mudança cultural que impactará no meio ambiente e na vida das pessoas.
“Essa ação parece pequena, mas possui impacto transformador gigantesco. Se considerarmos que, no período de oito horas, uma pessoa usa, em média, quatro copos descartáveis, estamos promovendo uma importante contribuição na redução de resíduos circulando no meio ambiente todos os dias," comentou.
Leia também
• Arte Solidária: artistas plásticos pintam obras ao vivo no Shopping Costa Dourada
• Mortes ocorreram em 12 pontos do Jacarezinho; homem foi achado em cadeira de plástico e sem arma
• Incêndio atinge depósito de plástico para reciclagem na Zona Oeste do Recife
Plástico na natureza
A vida útil de um copo plástico descartável é de 13 segundos, mas leva gerações para se decompor na natureza – até 450 anos, dependendo da espessura e da composição do material. Durante o processo de fabricação, cada copo, que é usado uma única vez por tão pouco tempo, consome 3 litros de água.
Além disso, só no Brasil, são consumidos, diariamente, 720 milhões de copos descartáveis — o equivalente a uma pilha de 54.040 km/dia, 14 mil km a mais que a circunferência da Terra. Os dados são da Associação Brasileira de Limpeza Pública.
Programa Eco Recife
A Prefeitura do Recife anunciou, na abertura da Semana do Meio Ambiente, que pretende zerar o consumo de material plástico descartável no serviço público municipal por meio do o programa Eco Recife. Também tem a intenção de estabelecer ações de eficiência energética e redução de consumo de água, estabelecendo uma política de baixo carbono a partir do exemplo do poder público.