Logo Folha de Pernambuco

PERNAMBUCO

Secretaria Estadual de Saúde nega risco de fechamento da UTI do Hemope

Órgão também afirmou que será aberta seleção para completar equipes plantonistas

Hemope terá funcionamento normal, segundo a SESHemope terá funcionamento normal, segundo a SES - Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) negou, nesta terça-feira (13), que haja risco de a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) fechar os leitos de terapia intensiva nesta quarta (14). O possível encerramento das atividades havia sido alegado por profissionais do Hemope, que afirmaram haver falta de médicos plantonistas no local. 

“A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) esclarece que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) tem funcionado normalmente e que não há risco de fechamento nesta quarta-feira. Em dois dias da semana, a unidade tem procurado garantir a assistência com a autorização de plantão extra para médicos”, informou a entidade em nota.

De acordo com SES, o déficit no quadro de profissionais tem sido motivado por afastamento de membros da equipe por questões de saúde. Atualmente, segundo a pasta, três pacientes estão internados na unidade de terapia intensiva da instituição.

O órgão também afirmou que abrirá, nesta quarta, uma seleção interna voltada para profissionais de terapia intensiva, a fim de completar a equipe plantonista do Hemope. Em janeiro, o Governo do Estado, por meio de portaria conjunta entre as secretaria de Saúde e Administração, já havia aberto um processo de seleção simplificada para a contratação temporária de 142 profissionais, de níveis fundamental, médio e superior, para atuação no Hemope, em diversos municípios do Estado. 

Segundo a  Secretaria de Saúde, foram classificados 8.650 profissionais e, dentre os aprovados, 75 assumiram os cargos. Ainda conforme a SES, das vagas destinadas a uteístas, os aprovados não assumiram o cargo. Já com relação à remuneração dos plantonistas, a pasta informou que o valor repassado (R$ 900 bruto) é o preço tabelado por cada plantão extra de 12 horas para UTIs do tipo. 

Veja também

Newsletter