Logo Folha de Pernambuco

Orgulho

Secretaria promove emissão de RG com nome social e outras ações no Dia do Orgulho LGBTQIA+

Haverá três guichês que vão atender especificamente a integrantes da comunidade

Bandeira do orgulho LGBTQIA+Bandeira do orgulho LGBTQIA+ - Foto: Pixabay

Para marcar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado na terça-feira (28), a Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (Seteq) promove três ações e prestações de serviços na Agência do Trabalho da rua da Aurora, no Recife. 

Haverá três guichês que vão atender especificamente a integrantes da comunidade LGBTQIA+. A principal iniciativa é fazer uma nova carteira de identidade com o nome social para pessoas trans. A taxa para a segunda via de RG é R$ 26,98.

“O nome registrado em cartório da pessoa trans não reflete a sua identidade de gênero. O primeiro passo para as demais ações é ter um nome social ”, afirma o conselheiro titular para os trabalhadores LGBTQI+ PE da Seteq, Antônio Moura.

“Hoje, muitas pessoas trans não frequentam hospitais, ambulatórios e empresas porque não se identificam com o nome original e não se sentem bem. Então, essa é uma questão de bem-estar, autoestima e empoderamento”, completa.

Outra ação para o dia será o cadastramento dos candidatos e candidatas e encaminhamento a vagas de emprego, caso se encaixem no perfil desejado pelas empresas. 

Todos e todas precisam levar RG e CPF, Carteira do Trabalho no papel e número do PIS (caso tenham), currículo, comprovante de residência e comprovante de vacinação contra a Covid-19.  

Caso não tenham o documento em papel da CLT, farão um digital novo, porque a carteira física só vale agora para as Forças Armadas, vigilantes e integrantes dos governos municipais e estaduais.

Para fazer a Carteira Digital, os integrantes da comunidade precisam ter celular em mãos e internet. Primeiramente, todos e todas serão cadastrados no sistema acesso.gov.br. É preciso ter o CPF e RG em mãos. Depois, vão responder a cinco perguntas elaboradas pelo sistema. Quem tiver dificuldade, será orientado por um dos atendentes.  

Documentos necessários para levar
Certidão de Nascimento ou de Casamento Original (mudança de RG)
CPF e RG (antigo) 
Registro de Certificado (se tiver)
Carteira do Trabalho e número do PIS (se já tiver sido contratado no passado)
Comprovante de residência (intermediação de mão de obra)
Currículo (intermediação de mão de obra)
Celular com internet (para quem quiser tirar a Carteira Digital)

Veja também

Congresso da Nicarágua aprova reforma que dá poder total a Ortega e sua esposa
nicarágua

Congresso da Nicarágua aprova reforma que dá poder total a Ortega e sua esposa

Orbán anuncia que convidará Netanyahu à Hungria para 'desafiar' ordem de prisão do TPI
MANDADO

Orbán anuncia que convidará Netanyahu à Hungria para 'desafiar' ordem de prisão do TPI

Newsletter