BRASIL

Secretários de Saúde pedem vacina contra Covid para crianças sem comorbidades

Nota foi publicada pelo Conass; Ministério da Saúde não liberou vacinação de crianças sem problemas de saúde

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúe DF

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde publicou uma nota pedindo a liberação da vacinação de crianças entre 6 meses e 4 anos de idade contra Covid-19. Até o momento, o Ministério da Saúde só recomenda vacinas nessa faixa etária para quem tem comorbidades.

"O Conass defende a compra imediata de doses suficientes para vacina toda a faixa etária incorporada e a vacinação seja oferecida para esse grupo sem restrições", diz a nota, assinada por Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, secretário de saúde do Espírito Santo.

A vacina da Pfizer para essa faixa etária já conta com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Na nota, o Conass destaca o Boletim InfoGripe, da Fiocruz, referente a 23 a 29 de outubro, que destacou que as crianças de 0 a 4 anos foram "o grupo com maior risco, considerando-se a população até 60 anos de idade".
 

O Conass cita uma nota técnica de Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) que recomenda a oferta imediata do imunizante para essa faixa da população.

O Ministério da Saúde já deu início à distribuição da vacina da Pfizer, chamada Comirnaty, para crianças de 6 meses a 3 anos que tenham comorbidades.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter