israel

Segundo avião para repatriação de brasileiros vai decolar para Roma ainda nesta segunda (9)

Aeronave vai aguardar autorização de voo para Tel Aviv; aeronave tem capacidade para 230 passageiros

Aeronave KC-30 Aeronave KC-30  - Foto: Divulgação/FAB

O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que será usado para repatriar os brasileiros que querem sair de Israel vai decolar às 16h de Brasília para Roma e vai aguardar autorização para voar para Tel Aviv.

Será a segunda aeronave KC-30 enviada pelo governo brasileiro para a missão de repatriação. Pela manhã, o primeiro avião pousou em Roma. Cada aeronave tem capacidade para 230 passageiros.

Ainda serão enviados dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves cedidas pela Presidência da República, com capacidade de 40 passageiros cada.

De acordo com a última atualização do Itamaraty, cerca de mil cidadãos brasileiros e seus dependentes procuraram a embaixada brasileira em Israel para terem o nome incluído na de possíveis repatriados pelo governo do Brasil. A maioria são turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém.

O ministério confirmou ainda que três brasileiros estão desaparecidos e um está ferido, todos com dupla cidadania e que participavam de um festival de música no distrito sul de Israel, a menos de 20km da Faixa de Gaza.

No domingo (8), o Brasil convocou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir os desdobramentos do conflito. O país preside o órgão este mês.

Apesar da grave crise, os representantes dos 15 países que integram o conselho não divulgaram uma manifestação sobre o tema, como um pedido de cessar-fogo, para que as negociações entre as partes sejam retomadas.

Como o Globo mostrou, o medo que o conflito se espalhe para outros países do Oriente Médio foi manifestado por alguns países durante a reunião. O teor das discussões não foi revelado pela delegação brasileira na ONU.

Procurado pelo Globo, o embaixador do Brasil nas Nações Unidas, Sergio Danese, foi taxativo:

"A reunião foi de "consultas fechadas". Não se pode comentar o conteúdo."

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter