Logo Folha de Pernambuco

Recife

Segundo dia de Enem 2022, com prova de exatas, deixa estudantes apreensivos: "muito complicado"

Divididas em 90 questões objetivas, o exame teve provas de Matemática e Ciências da Natureza

Segundo dia do Enem 2022 foi tranquilo, mas com movimentação intensa dos estudantesSegundo dia do Enem 2022 foi tranquilo, mas com movimentação intensa dos estudantes - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aconteceu neste domingo (20). Na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), um dos locais de aplicação do Enem no Recife, o clima foi de tranquilidade, mas com movimento intenso, tanto do trânsito quanto de estudantes. Muitos, inclusive, chegaram cedo, antes mesmo da abertura dos portões, às 12h. 

Mais de 2 milhões de estudantes compareceram ao segundo dia do Enem 2022 e fizeram as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Ao todo, foram 90 questões a serem respondidas em cinco horas de prova. Os cadernos de provas e os gabaritos oficiais do serão divulgados no dia 23 de novembro e estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ítalo Oliveira, de 17 anos, falou sobre a expectativa para a prova. “Está sendo uma bomba de emoções. Eu levo pra mim uma frase, que é o seguinte: “Fazer uma vez e fazer valer a pena pra vida toda”, porque eu me preparei o ano inteiro. Fiz o pré-vestibular da UPE, o Prevupe, fiz integral de domingo a domingo, me preparei pra essa prova. Então tô aqui dando o meu máximo como estudante de escola pública e futuro atuante da educação”. 

Ítalo Oliveira, de 17 anos, quer cursar medicina ou fisioterapia

Após duas horas de prova, às 15h30, os estudantes já podiam deixar o local. Luan Winicius, de 19 anos, que foi um dos primeiros candidatos a sair da Unicap, diz que se saiu bem. “Foi minha primeira vez [no Enem]. Achei um pouco complicado, mas deu pra resolver todas as questões. A que tava mais fácil era a de matemática e de química, mas de resto foi um pouco complicado. Mas eu acho que me saí bem, sim”, diz o estudante que vai prestar vestibular para Ciência da Computação. 

Já para a estudante Rayssa Kerolyn, de 18 anos, que quer cursar Nutrição, o segundo dia de Enem foi tranquilo. “Eu achei a prova de matemática, química e biologia bastante tranquilas pra mim, mas física foi bastante puxado. Eu tenho uma perspectiva que eu vou conseguir, sim, passar no meu curso. Vamos ficar no aguardo e na torcida”. 

Veja também

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu
cop29

É "incerto" se a COP29 terá sucesso, diz comissário europeu

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia
ERRO

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índia

Newsletter