Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Aeroportos são evacuados na França por ameaças de atentado

Pelo menos onze aeroportos precisaram ser evacuados

Pessoas após serem evacuadas de aeroportos na FrançaPessoas após serem evacuadas de aeroportos na França - Foto: Charly Triballeau/AFP

Vários aeroportos foram evacuados nesta quarta-feira (18) na França, assim como o Palácio Versalhes mais uma vez, cinco dias após o assassinato de um professor em um ataque islamita.

A França está em alerta de "emergência para atentado" desde o assassinato na sexta-feira do professor Dominique Bernard em Arras (norte). Desde então, o país registrou várias ameaças de bomba.

O Palácio de Versalhes foi esvaziado nesta quarta-feira por um alerta de bomba, como aconteceu na terça-feira (17) e no sábado (14), informaram as autoridades.

Durante a manhã, seis aeroportos foram evacuados por "ameaças de atentados" recebidas por e-mail, mas a medida não afetou os aeroportos de Paris, Orly e Charles de Gaulle.

Os aeroportos afetados são os de Lille, Lyon (Bron), Nantes, Nice, Toulouse e Beauvais, segundo uma fonte policial. Um porta-voz do aeroporto de Estrasburgo também citou uma evacuação.

A Direção-Geral da Aviação Civil confirmou "alertas de bombas" e evacuações nos terminais de Lille, Lyon, Toulouse e Beauvais, sem revelar detalhes.

Em Nice (sudeste), "houve apenas um alerta de pacote suspeito, algo habitual, que forçou o estabelecimento de um perímetro de segurança, mas tudo voltou à normalidade", informou o aeroporto.

O organismo de vigilância do tráfego aéreo Eurocontrol advertiu as companhias aéreas que os aeroportos de Toulouse, Lille e Beauvais estavam "indisponíveis por motivos de segurança".

Em Lille, "o terminal foi evacuado às 10H30", informou uma porta-voz, e três voos foram desviados.

Durante a tarde, só o aeroporto de Bordeaux continuava fechado "até nova ordem", de acordo com o órgão de controle de tráfego aéreo, Eurocontrol.

Em Nice (sudeste), "houve apenas um alerta de pacote suspeito, algo habitual, que forçou o estabelecimento de um perímetro de segurança, mas tudo voltou à normalidade", informou o aeroporto.

Veja também

Newsletter