Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Seis pessoas no México presas por venderem vacina falsa contra Covid-19

Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey

Soldado guarda posto de vacinação contra a Covid-19 na Cidade do México em 15 de fevereiroSoldado guarda posto de vacinação contra a Covid-19 na Cidade do México em 15 de fevereiro - Foto: Alfredo Estrella/AFP

Pelo menos seis pessoas foram presas no estado mexicano de Nuevo León, no norte do País, por vender uma vacina falsa contra a cCovid-19 a preços de até US$ 2.000, informaram as autoridades locais, na quarta-feira (17).

Depois de receber uma denúncia, as autoridades policiais foram a uma casa na área metropolitana de Monterrey, onde encontraram falsas doses da vacina Pfizer/BioNTech e prenderam seis pessoas acusadas de vender a mercadoria.

"Temos evidências diretas de que é uma vacina fraudulenta (...) foi vendida por até 40.000 pesos" (pouco mais de R$ 10 mil), revelou Hugo López Gatell, subsecretário mexicano de Saúde, em uma entrevista coletiva.

 

Monterrey é a terceira maior cidade do país, sede de empresas transnacionais e lar de ricos empresários. O local onde a vacina falsa foi colocada, no subúrbio de San Nicolás de los Garza, é o município mais rico do país, segundo estatísticas oficiais.

A Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários, que regulamenta tudo relacionado à saúde, afirmou em nota que os produtos encontrados são de "origem duvidosa".

As autoridades sanitárias lembraram que no México nenhum indivíduo foi autorizado a comercializar a vacina contra a Covid-19 e que o produto só é administrado gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

O México começou a aplicar a vacina contra a Covid-19 em 24 de dezembro, começando com o funcionários da saúde e um pequeno número de professores do leste do país. Desde a última segunda-feira, pessoas com mais de 65 anos começaram a ser vacinadas.

Até esta quarta-feira, o México registra 177.061 mortes por covid-19 e pouco mais de dois milhões de infecções.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter