Logo Folha de Pernambuco

RIO DE JANEIRO

Sem blocos oficiais, prefeitura do Rio não coibirá carnaval de rua fora de época

Município montará estrutura apenas para os desfiles das escolas de samba na Sapucaí e em mais dois locais

Carnaval de rua no Rio de Janeiro, bloco Cordão da Bola Preta, em 2020Carnaval de rua no Rio de Janeiro, bloco Cordão da Bola Preta, em 2020 - Foto: Tomaz Sila / Agência Brasil

O carnaval fora de época no Rio, que terá os desfiles das escolas de samba na próxima semana, não terão os tradicionias blocos nas ruas.

A prefeitura do Rio não autorizou os desfiles e não montará a infraestrutura para os foliões como nos outros anos. No entanto, segundo o secretário municipal de Ordem Pública Brenno Carnevale, a prefeitura não coibirá os cortejos nas ruas dos blocos não autorizados.


Em fevereiro, durante o carnaval oficial, também não houve desfile oficial dos blocos, mas alguns pequenos grupos se organizaram para ir às ruas.

— Nós teremos as atividades no Sambódromo, Terreirão do Samba e Intendente Magalhães. As pessoas não estão proibidas de sairem às ruas. A gente tem uma cidade monitorada pela Ordem Pública e pela Guarda Municipal e as pessoas que estiverem na rua, tem totais liberdades para estarem nas ruas. Os blocos tradicionais já se comprometeram em não desfilar e entenderam o pouco tempo que tínhamos para organizar. Vamos monitorar (os blocos) da mesma forma que fizemos em 2021, quando as punições eram mais necessárias, como em fevereiro quando fizemos que a cidade se comportasse bem — afirma Carnevale.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter