Logo Folha de Pernambuco

Igreja

Sem tradicional tapete, Arquidiocese celebra Corpus Christi com missa e procissão no Recife

Chuvas alteraram a programação inicialmente prevista para a data

Igreja Madre de Deus recebe a missaIgreja Madre de Deus recebe a missa - Foto: Divulgação/Visit Recife

Para comemorar a solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16), a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) celebra missa e procissão no Bairro do Recife. A programação inicialmente prevista foi alterada por causa das recentes chuvas. Uma das atividades suprimidas foi o tradicional tapete, geralmente confeccionado com pó de serra. 

A Igreja Madre de Deus recebe a missa a partir das 10h. Na área externa, serão montados telões e cadeiras para acolher os participantes. A celeberação será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

Em seguida, terá início a procissão com o Santíssimo Sacramento, com saída prevista para 11h30. Os fiéis seguem em direção à avenida Marquês de Olinda, ponte Maurício de Nassau, rua 1º de Março, Praça do Diario e avenida Dantas Barreto, até a Igreja Santo Antônio do Santíssimo Sacaramento, onde será concedida a benção final. 

Com o Corpus Christi (Corpo de Cristo, na tradução livre do latim), a Igreja Católica professa a fé na Eucaristia - a consagração de pão e vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo - e lembra a sua instituição, na Quinta-Feira Santa. Este inclusive é o único dia em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas. 

Mudanças
Inicialmente, a programação previa um procissão fluvial com o Santíssimo Sacramento pelos rios Beberibe e Capibaribe passando pelas principais pontes da área central do Recife, bem como missas simultâneas em igrejas no entorno dos rios e o tradicional tapete de Corpus Christi, que seria montado na avenida Rio Branco. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter