Covid-19

Sem doses, cidades pernambucanas suspendem vacinação contra Covid para crianças de 3 e 4 anos

Medida foi necessária devido ao não envio de doses da Coronavac pelo Governo Federal

Vacina CoronaVac, da SinovacVacina CoronaVac, da Sinovac - Foto: Lillian Suwanrumpha/AFP

Em Pernambuco, ao menos quatro municípios interromperam a imunização contra a Covid-19 de crianças com idade de 3 e 4 anos. A medida, tomada em Recife, Paulista, Olinda e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, se deu por falta do envio de doses da Coronavac pelo Governo Federal.

Questionado pelo Portal Folha de Pernambuco, o Ministério da Saúde informou que está em tratativas com o laboratório para aquisição das vacinas. O órgão nacional não deu previsão para a volta da distribuição dos imunizantes. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), "o recebimento de imunizantes da Coronavac para este grupo vem sofrendo descontinuidade na entrega de remessas pelo governo federal desde o primeiro semestre deste ano". 

"Para se ter ideia, o Programa Estadual de Imunizações solicitou ao Ministério da Saúde, ainda no mês de julho, 100 mil doses de Coronavac. Em setembro, foram recebidas apenas 43 mil doses - quantitativo insuficiente para a necessidade dos municípios. Um novo pedido para aquisição de mais 40 mil doses foi realizado em outubro, mas ainda não houve retorno do órgão federal quanto à previsão de novas distribuições.

Desta forma, a SES-PE  aguarda entrega de novas doses do imunizante pelo Ministério da Saúde para reabastecer as cidades que estão finalizando os estoques, ou que já esgotaram suas doses", informou, em nota, a Secretaria de Saúde

O Ministério da Saúde não definiu data para o envio de novas doses do imunizante. Por meio de nota, o ministério apenas informou que já está negociando a compra da vacina. 


"O Ministério da Saúde está em tratativas com o laboratório para aquisição de mais doses da vacina para o público de 3 a 4 anos. A aquisição de novas doses leva em conta o ritmo de vacinação deste público e o avanço do número de doses aplicadas, que atualmente está em cerca de 40%", diz a nota do ministério. 

Cidades afetadas
De acordo com as prefeituras dos municípios afetados, a solicitação de novos imunizantes para o público afetado já foi feita junto ao Governo de Pernambuco que, por sua vez, está aguardando o repasse por parte do Ministério da Saúde.

Em Paulista e Igarassu, a vacinação para crianças de 3 e 4 anos foi suspensa nesta terça-feira (8). As demais faixas etárias não deverão ser afetadas nas cidades.

Já em Olinda, a última dose da Coronavac foi aplicada no dia 31 de outubro passado, segundo informou a Prefeitura. Desde então, novas doses não chegaram ao município, que continua imunizando os demais públicos com as vacinas de outras fabricantes.

No Recife, a suspensão da imunização do grupo mais jovem que recebe a vacina foi anunciada na segunda-feira (7). As últimas doses das vacinas do município foram utilizadas no domingo (6). 

Em Jaboatão dos Guararapes, o estoque está reduzido. "A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes informa que tem 80 doses no estoque de vacina para crianças de 3 a 4 anos de idade. Previsão de ter a vacina até a próxima segunda-feira", informou em nota. No município, a imunização está sendo realizada em unidades de saúde, Van da Vacina e Carro da Vacina, escolas e creches da rede municipal e particulares. Até o momento, foram aplicadas 2.780 de primeira dose e 534 da segunda dose.

 

Veja também

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês
INCÊNDIOS

Helder Barbalho faz pouso de emergência por causa de fumaça; episódio é o 2º em menos de um mês

Portugal em luto: incêndios, deslizamentos e mortes; entenda desastres que assolam o país
EUROPA

Portugal em luto: incêndios, deslizamentos e mortes; entenda desastres que assolam o país

Newsletter