NOVO MEDICAMENTO

Semaglutida: Anvisa aprova o uso da primeira injeção para tratar sobrepeso e obesidade

Medicação conseguiu reduzir uma média de 17% do peso corporal nos pacientes em 68 semanas

Medicamento será usado para tratar sobrepeso e obesidadeMedicamento será usado para tratar sobrepeso e obesidade - Foto: Pixabay

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na segunda-feira (2), o Wegovy (semaglutida 2,4mg), primeiro medicamento injetável para tratar sobrepeso e obesidade. Comercializada nos Estados Unidos desde 2021, a injeção deve ser aplicada semanalmente para garantir o tratamento dos pacientes. 

Segundo resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity), realizado com cerca de 4,5 mil pessoas ao redor do globo, a medicação conseguiu reduzir uma média de 17% do peso corporal nos pacientes em 68 semanas.

A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União. O Wegovy tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, indicado pela agência em julho do ano passado para tratamento de diabetes tipo 2, mas será utilizado para pacientes com sobrepeso e obesidade. 

WegovyWegovy

Ele funciona como um inibidor de apetite, sendo análogo ao GLP-1, hormônio que pode ser encontrado no intestino. Ou seja, toda vez que o paciente comer, o remédio vai enviar um sinal para o cérebro indicando que é hora de reduzir a fome.

Além disso, o medicamento deve ajudar a retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina.

Apesar da novidade, ainda não há uma data definida para que a semaglutida comece a ser comercializada no mercado brasileiro.

 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter