Semaglutida: Anvisa aprova o uso da primeira injeção para tratar sobrepeso e obesidade
Medicação conseguiu reduzir uma média de 17% do peso corporal nos pacientes em 68 semanas
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na segunda-feira (2), o Wegovy (semaglutida 2,4mg), primeiro medicamento injetável para tratar sobrepeso e obesidade. Comercializada nos Estados Unidos desde 2021, a injeção deve ser aplicada semanalmente para garantir o tratamento dos pacientes.
Segundo resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity), realizado com cerca de 4,5 mil pessoas ao redor do globo, a medicação conseguiu reduzir uma média de 17% do peso corporal nos pacientes em 68 semanas.
A decisão da Anvisa foi publicada no Diário Oficial da União. O Wegovy tem o mesmo princípio ativo do Ozempic, indicado pela agência em julho do ano passado para tratamento de diabetes tipo 2, mas será utilizado para pacientes com sobrepeso e obesidade.
Leia também
• Na prevenção à obesidade, confira dicas para rotina mais saudável e ativa
• Aumento da obesidade atrapalha a economia de países em desenvolvimento, diz relatório
• Obesidade Infantil: nutricionista fala sobre os perigos e a importância de uma alimentação saudável
Ele funciona como um inibidor de apetite, sendo análogo ao GLP-1, hormônio que pode ser encontrado no intestino. Ou seja, toda vez que o paciente comer, o remédio vai enviar um sinal para o cérebro indicando que é hora de reduzir a fome.
Além disso, o medicamento deve ajudar a retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina.
Apesar da novidade, ainda não há uma data definida para que a semaglutida comece a ser comercializada no mercado brasileiro.