Logo Folha de Pernambuco

PÁSCOA

Semana Santa: procissões do Encerro e dos Passos da Paixão abrem calendário da quaresma em Olinda

Rituais são tradição na cidade desde 1773

Procissão do Encerro, em OlindaProcissão do Encerro, em Olinda - Foto: Clécio Bernardo/Reprodução

Acontecem, nesta quinta (21) e sexta-feira (22), as Procissões do Encerro e dos Passos da Paixão, em Olinda. A ação é realizada pela gestão municipal, através da Secretaria de Patrimônio, junto à Arquidiocese de Olinda e Recife. As cerimônias são tradicionais na cidade desde 1773.

A Procissão do Encerro terá início na quinta (21), às 20h, na Igreja do Carmo, com missa presidida pelo frei Alberto. Na sequência, os fieis seguem para a catedral da Sé. Já a Procissão dos Passos está marcada para a sexta (22), às 17h, na Igreja da Sé, com o Padre Renato Matheus, fazendo a rota inversa, rumo ao Carmo.

O cortejo tipifica o refúgio de Jesus Cristo quando ele subiu o monte para orar, junto com os discípulos Pedro, Tiago e João, já ciente que Judas o trairia e o entregaria aos malfeitores. Por isso, a imagem do Salvador vem coberta com um pano roxo.

"A Procissão se destaca pelo charme das ladeiras, que relembram o caminho de Cristo ao calvário e por ter semelhança com a cidade de Jerusalém. Será o encontro de Maria e seu filho Jesus. Tragam suas famílias, vamos vivenciar os passos de Jesus e nos preparar para a quaresma", disse Marcos Sales, membro da diretoria da cerimônia.

A Procissão dos Passos relembra a via crucis, ou seja, os passos do filho de Deus até chegar ao monte Calvário, onde foi crucificado, relembrando o Horto das Oliveiras, a prisão, o flagelo, a coroação de espinhos, a sentença de Jesus, o encontro com Nossa Senhora e o Calvário.

“Jesus é condenado à morte e percorre as ruas de Jerusalém até sua crucificação. De modo muito especial, as ladeiras de Olinda, os seus becos e ruas estreitas até lembram um pouco aquela Jerusalém. Teremos um momento muito especial, que é o encontro de Jesus com Maria, que ficou marcado na história quando Dom Helder proferia seus sermões polêmicos em defesa da democracia e dos mais humildes em plena ditadura militar”, acrescentou Bartolomeu Junior, provedor da Irmandade dos Passos de Olinda.

 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter