Recife sedia seminário nacional sobre direitos das pessoas com deficiência nesta sexta e sábado (5)
Esta será a primeira edição do evento, que acontecerá no Centro de Eventos do Recife, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, das 8h às 18h
Recife será sede do primeiro "Seminário Nacional Serviço Social e a Luta Anticapacitista" na próxima sexta-feira (4) e sábado (5).
O evento realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo Conselho Regional de Serviço Social - 4ª Região (CRESS-PE) reunirá assistentes sociais de todo o país em torno da pauta da acessibilidade e da garantia dos direitos das pessoas com deficiência.
O seminário acontecerá no Centro de Eventos do Recife, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, das 8h às 18h.
Leia também
• Quatro cidades da RMR terão abastecimento de água interrompido nesta sexta (4)
• Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, é desativada nesta terça (1º)
• No Recife, mulher leva golpes de facão dentro de casa, mas escapa com vida; ex-companheiro é preso
O seminário reunirá aproximadamente 600 profissionais, sendo assistentes sociais, estudantes de Serviço Social e profissionais de outras áreas interessados na temática da acessibilidade e combate ao capacitismo.
O evento tem como objetivo fortalecer a compreensão da pauta sobre acessibilidade e reforçar ações anticapacitistas no atendimento feito por assistentes sociais nos mais diversos espaços de trabalho, como unidades de saúde, centros de referência em assistência social, entre outros. Isso inclui combater barreiras físicas, sociais e atitudinais.
“O Seminário Anticapacitista será um espaço de sensibilização contra o capacitismo e de construção de estratégias para assegurar mais e melhores condições de acessibilidade nos espaços sócio-ocupacionais, onde assistentes sociais atuam e também em políticas públicas e instâncias de controle social. Fazemos isso pensando em profissionais e na população usuária dos serviços da Assistência Social, da Saúde, da Educação, no Sociojurídico, entre outros, os quais são indispensáveis para assegurar direitos”, explicou a presidente do CRESS-PE, Rizete Costa.
Para a assistente social Alana Rodrigues, conselheira do CFESS, o tema vai ao encontro de uma série de debates e ações que as entidades vêm promovendo nos últimos anos junto a assistentes sociais.
“Isso não só para falar sobre o trabalho e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência, mas também para enfrentar o preconceito contra essa população (chamado de capacitismo) e para contribuir com a acessibilidade para todas essas pessoas”, explica Rodrigues.
Mais informações e a programação completa podem ser conferidas no site do evento (acesse aqui).