Logo Folha de Pernambuco

Vida Plena

Sempre com máscara e livre de acnes; saiba como evitar o surgimento das espinhas no rosto

Indispensável contra Covid-19, acessório também pode potencializar surgimento de espinhas e cravos. Entenda por que e descubra como evitar

Irritação na pele costuma ser causada por máscaras de tecido sintéticoIrritação na pele costuma ser causada por máscaras de tecido sintético - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Uma das principais barreiras de proteção contra a Covid-19, a máscara se tornou um acessório indispensável e até mesmo obrigatório. Embora seu uso seja importante, ele pode estar associado ao surgimento de acnes e cravos no rosto, sobretudo na região do queixo, do nariz e das bochechas. Para esses casos, tem-se utilizado o termo “maskne”, junção das palavras mask, máscara em inglês, e acne.

O dermatologista Paulo Guedes, do Hospital Jayme da Fonte, explica que a máscara não causa espinhas, mas que pode agravar alguma acne pré-existente. Já a dermatologista Vanessa Nóbrega detalha que o uso da máscara deixa a região do rosto que está coberta abafada e úmida, tornando a pele propícia para o surgimento das indesejadas acnes. “Quando o rosto está suado, e a máscara abafa isso, aumenta o volume de sujeira que se acumula na pele. A umidade e o abafado deixam a pele favorável para a proliferação de cravos e espinhas”, explica Vanessa.

(PODCAST) Canal Saúde - Maskne e outras doenças de pele causadas pelo uso de máscaras

Folha de Pernambuco · 26.01.21 - Canal Saúde - Maskne e outras doenças de pele causadas pelo uso de máscaras

Acostumado a não ter acnes no rosto, o biólogo João Paulo Laet, 24, notou o surgimento de algumas espinhas em suas bochechas durante a pandemia. De início, Laet, além de aumentar os cuidados com a pele, optou por corrigir a sua alimentação. “Deixei de lavar meu rosto com o sabonete comum e passei a usar um esfoliante. Também diminuí o consumo de besteiras, porque acredito que uma alimentação ruim ajuda no desenvolvimento das espinhas”, relatou. 

O dermatologista Paulo Guedes esclarece que o tratamento da acne vai depender do tipo e do grau de comprometimento da pele. “Existem produtos adequados aos tipos de pele e grau de acne. O tratamento pode ser tópico, com aplicação de algum produto por cima da espinha, ou sistêmico, com a ingestão de algum comprimido ou remédio”, detalha. “De modo geral, ela pode ser curada sem dificuldades, basta seguir as orientações de um dermatologista, que vai indicar como deve ser feita a limpeza da pele acneica”, complementou.

Além disso, a estratégia de mudar a alimentação, adotada por João, é outra recomendação de Guedes, que associa diretamente o consumo de alimentos industrializados e fast-foods ao surgimento de espinhas. “A causa básica da acne é uma dieta rica em massas, doces e alimentos industrializados”, pontua o profissional. 

O especialista salienta ainda que o material da máscara também pode influenciar no agravamento desses problemas com a pele. No caso da estudante de Psicologia Larissa Torres, 21, as maçãs do rosto dela começaram a ficar vermelhas, ressecadas e, às vezes, até despelando. Preocupada, observou que isso acontecia justamente quando usava a máscara. "Na primeira vez que notei minha pele irritada e ressecada, fiquei preocupada. Mas depois, reparei que isso acontecia sempre que eu precisava sair de casa e utilizava a máscara, que era feita de poliéster", contou Larissa.

Essa irritação na pele costuma ser causada por máscaras de tecido sintético, segundo a dermatologista Vanessa Nóbrega. “As máscaras que ajudam a evitar o surgimento de espinhas e também diminui o grau de irritação da pele por conta do atrito com o tecido são as descartáveis ou as de algodão”, pontua. A médica menciona que é preciso estar atento aos produtos utilizados na lavagem das máscaras reutilizáveis, já que eles também podem causar algum tipo de reação na pele.

máscara e acne

#vidaplenajaymedafonte

Veja também

Embaixador russo diz que Reino Unido está envolvido diretamente em guerra da Ucrânia
GUERRA

Embaixador russo diz que Reino Unido está envolvido diretamente em guerra da Ucrânia

Matt Gaetz desiste de ser secretário de justiça do governo Trump depois de escândalo sexual
GABINETE

Matt Gaetz desiste de ser secretário de justiça do governo Trump depois de escândalo sexual

Newsletter