Logo Folha de Pernambuco

México

Senado mexicano aprova reforma do setor elétrico que reforça o controle estatal

Um dos pontos estabelece que se a estatal gerar mais de 50% da energia do mercado, não será considerada monopólio

Um dos pontos estabelece que se a estatal gerar mais de 50% da energia do mercado, não será considerada monopólioUm dos pontos estabelece que se a estatal gerar mais de 50% da energia do mercado, não será considerada monopólio - Foto: Reprodução/Internet

A maioria governista no Senado mexicano aprovou na manhã desta quinta-feira (17) uma reforma constitucional que reforça o controle do Estado sobre o setor energético, especialmente a eletricidade.

Uma das mudanças é devolver à Comissão Federal de Eletricidade (CFE) e à petrolífera estatal Pemex o título de "empresas públicas" para substituir o de "empresas produtivas", que competem com empresas privadas.

A modificação, promovida pelo ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, obteve 86 votos a favor, 39 contra e uma abstenção, informou o Legislativo.

Depois de também ter sido referendada pelos deputados na semana passada, a reforma constitucional deve ser aprovada por pelo menos 17 dos 32 congressos dos estados que compõem o país, a maioria dominada pelo governista partido Morena.

A modificação de três artigos da Constituição visa "fornecer ao povo do México serviços de eletricidade e Internet ao menor preço possível", afirmou o Senado em um comunicado.

Um dos pontos estabelece que se a estatal gerar mais de 50% da energia do mercado, não será considerada monopólio.

Esta reforma, que conta com o apoio da presidente Claudia Sheinbaum, também do Morena, reverte parcialmente as modificações constitucionais de 1992 e 2013 que abriram o setor ao capital privado.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter