Senado federal

Senado prorroga MP que dispensa licitação e prevê pagamento antecipado para compra de vacinas

O texto vai à sanção presidencial

Vacinas da Pfizer/BiotechVacinas da Pfizer/Biotech - Foto: Geovana Albuquerque / Agência Saúde DF

Por unanimidade, o Senado aprovou nesta terça-feira uma Medida Provisória (MP) que prorroga regras excepcionais para a compra de vacinas contra a Covid-19, o que inclui a dispensa de licitação, autorização de pagamento antecipado e permissão para a aquisição de imunizantes antes do registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O texto vai à sanção presidencial.

Durante a tramitação na Câmara, deputados incluíram uma emenda que determina a recontratação, renovação ou prorrogação por um ano dos contratos dos médicos intercambistas no Projeto Mais Médicos vencidos em 2021 ou que estão prestes a vencer.

O relator no Senado, Plínio Valério (PSDB-AM), fez um apelo durante a votação para que o presidente Jair Bolsonaro mantivesse a alteração:

— É essencial e urgente que, neste momento crítico do País, em decorrência da pandemia de covid-19, seja assegurada a permanência desses médicos intercambistas, que, preponderantemente, atuam em áreas remotas e de difícil acesso, para que não haja descontinuidade da assistência às populações mais vulneráveis, como as populações indígenas — argumentou Valério.

— Em relação à prorrogação dos contratos dentro do programa Mais Médicos, o Governo tem o compromisso de não vetar essa renovação, essas prorrogações desses contratos. É a informação que acabei de colher junto à Liderança do Governo e junto ao Ministério da Saúde. Portanto, foi introduzido na Câmara, mas com o compromisso de sanção por parte da Presidência da República — garantiu o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter