Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Senadores questionarão ministro de Minas e Energia sobre exploração da Petrobras na foz do Amazonas

Ministro Alexandre Silveira será ouvido na Comissão de Infraestrutura do Senado no dia 24

Alexandre Silveira, ministro das Minas e EnergiaAlexandre Silveira, ministro das Minas e Energia - Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A Comissão de Infraestrutura do Senado vai ouvir o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre o impasse envolvendo a exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas. A audiência será no próximo dia 24.

O encontro entre o ministro e senadores já estava marcado antes de vir à tona a proibição do Ibama para a Petrobras perfurar um poço até o pré-sal, no litoral do Amapá.

Os parlamentares, porém, vão aproveitar a oportunidade para discutir com o ministro a viabilidade da exploração ambiental, levando em conta o parecer do Ibama.

Na última quarta-feira, o Ibama negou pedido feito pela Petrobras alegando "inconsistências preocupantes para a operação segura em nova fronteira exploratória de alta vulnerabilidade socioambiental"

A Petrobras planeja perfurar inicialmente um poço a cerca de 160 km da costa do Oiapoque (AP) e a 500 km da foz do rio Amazonas propriamente dita.

Comissão de Meio Ambiente
A Comissão de Meio Ambiente do Senado também quer ouvir a ministra Marina Silva, mas ainda não há data definida para o encontro. Senadores querem que seja um sessão conjunta com a Comissão de Infraestrutura.

No início do mês, Marina havia sido convidada para comparecer a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Mas a audiência foi cancelada após a ministra ser internada com COVID-19.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter