Serotonina causa sensação de bem-estar
Cansaço e ficar sem paciência também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite. É considerado o neurotransmissor do bem-estar.
Uma das formas de aumentar a serotonina no nosso corpo é consumindo alimentos ricos em triptofano, bem como praticando atividade física. Cansaço e ficar sem paciência também podem indicar que o corpo precisa de mais serotonina na corrente sanguínea. Acompanhe na coluna Saúde e Bem-estar desta segunda-feira (11).
Estado recebe 5ª edição da Recifitness
A Recifitness chega a sua 5ª edição neste ano. A feira acontecerá no Rio Mar Shopping, no bairro do Pina, nos dias 11 e 12 de novembro. A previsão é que neste ano a feira tenha 50 expositores da área fitness e welness. A abertura acontecerá no sábado, dia 11, às 11h, com a palestra de Christian Munaier e o tema “Gestão de Academias”. Durante os dois dias do evento haverá palestras e oficinas para profissionais e estudantes de Educação Física, Nutrição e outras áreas ligadas à saúde e qualidade de vida. Dentre os convidados: o médico Rafael Coelho e o personal trainer Jefferson Lobo. Informações e inscrições pelo site: www.recifitness.com.br ou pelo telefone: 81 4101.5810. A coordenação feral da Feira Recifitness fica por conta da publicitária Juliana Medeiros.
Setembro Amarelo
O mês de setembro é dedicado, internacionalmente, à prevenção ao suicídio, que é o ato intencional de se matar. As principais causas do suicídio podem ser: transtorno mental ou psicológico, tipo transtorno bipolar, depressão, esquizofrenia, alcoolismo e drogas. Estados emocionais que levam ao estresse e angustia profunda também podem resultar no suicídio. Segundo a OMS, 800 mil pessoas comentem suicídio no mundo todos os anos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) presta apoio às pessoas que sofrem depressão e possuem tendências suicidas. Informações pelo telefone 141.
DOSE DE SAÚDE
"Minha dose diária de saúde é estar sempre em constante equilíbrio entre a mente e o corpo. É ingerir os micro e macro nutrientes que meu organismo necessita para seu bom funcionamento. Fazer diariamente exercício físico, além de realizar outras atividades que mantenham o meu estado de espírito em paz e harmonia"
Filipe Holanda – Diretor de Arbitragem da Federação de Fisiculturismo (IFBB-PE).
Grávida pode manter exercício físico na sua rotina...
Foto: Luiz Salles – Treinador, especialista em treinamento resistido e emagrecimento
Créditos: Cortesia
VOCÊ SABIA?
Por muito tempo se recomendou durante o período de gestação o repouso a mulheres grávidas. Porém, hoje em dia essa recomendação mudou completamente. Cientificamente se mostra em estudos os benefícios da prática de atividade física regular em academias para mulheres grávidas. É possível observar efeitos positivos para o período de gestação, o desenvolvimento da criança, paro o parto e sua recuperação e até mesmo à amamentação.
Leia também:
[Vídeo] Obesidade: Recife é uma cidade gorda
Portal FolhaPE estreia nova coluna sobre saúde
Os benefícios principais são: controle do ganho de peso da mulher, prevenção da diabetes gestacional e da pré-eclâmpsia (hipertensão), diminuição das dores musculares como: lombalgias, aumento da sensação de bem-estar diário, aumento da incidência de partos normais, melhor desenvolvimento fetal, evitando subnutrição ou má formação, menor tempo de recuperação pós parto e aumento do período de amamentação. Procure a orientação de um médico para receber a liberação e em seguida busque um profissional de educação física habilitado a lhe fornecer a orientação correta para uma prática segura tanto a você quanto paro o bebê. Luiz Salles – Treinador, especialista em treinamento resistido e emagrecimento. CREF: 007684-G/PE.
* Rafael Coelho (CRM: 23943/PE) é médico pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e atualização em Medicina Ortomolecular. Atende em consultório particular na Clínica de Estética Contornare, no Recife. Atua nas seguintes áreas: Performance Esportiva, Distúrbios Metabólicos, Emagrecimento, Hipertrofia, Longevidade, Bioimpedância. É Diretor da Comissão de Saúde e Performance da Federação Estadual de Fisiculturismo (IFPP-PE).
** A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.