Sertão de Pernambuco ganha novas UTIs para tratamento da Covid-19
Os novos leitos são no Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada
O Hospital Professor Agamenon Magalhães (Hospam), localizado no município de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, ganhou 10 novos leitos de terapia intensiva para o tratamento de pacientes com Covid-19.
Os novos leitos aumentam a capacidade de resolução para atender pacientes mais graves da doença. As novas UTIs fazem parte do processo de readequação do hospital, atendendo ao plano de contingência do Governo do Estado.
Leia também
• Supermercados do Recife liberados de algumas restrições a partir de segunda
• Pernambuco registra 1.180 novos casos e mais 48 mortes pela Covid-19
• Reabertura de bares e restaurantes é antecipada em Pernambuco
Segundo o secretário de saúde do Estado, André Longo, durante a pandemia já foram abertos 745 leitos de terapia intensiva e 946 de enfermaria em Pernambuco, totalizando quase 1,7 mil leitos. Destes, 545 estão no interior do Estado. “Com esta mobilização de todos, também estamos vendo, dia a dia, uma diminuição na pressão sobre a rede de saúde. A ocupação média dos leitos dedicados à Covid-19, que já foi de 91%, hoje está abaixo de 60%”, afirma o secretário.
Em Caruaru, no Agreste, no início da semana começaram os trabalhos no hospital de campanha, localizado no em terreno anexo ao Hospital Mestre Vitalino (HMV). A estrutura conta com 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, ativo. Já o hospital tem e outros 40 leitos de UTI e 30 de enfermaria.
O governo de PE também criou outros 10 de leitos de enfermaria na Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Garanhuns, outros 4 de UTI no Hospital João Murilo, em Vitória de Santo Antão, e 40 novos leitos de enfermaria no Hospital Referência Covid-19 – unidade Olinda (Maternidade Brites de Albuquerque).