Sérvia mais perto de produzir vacina russa Sputnik V
Ministro de Desenvolvimento de Tecnologia, Nenad Popovic, ficou satisfeito com que foi apresentado no Instituto Torlak
A Rússia aprovou "preliminarmente" a produção da vacina contra o coronavírus Sputnik V na Sérvia, disse o ministro sérvio de Desenvolvimento de Tecnologia, Nenad Popovic, nesta sexta-feira(12).
"Os ministros russos da Indústria e Comércio, o Fundo Russo para Investimentos Diretos e o Instituto Estatal de Medicamentos estão satisfeitos com o que viram no Instituto Torlak" de virologia, disse o ministro em comunicado, após a visita de uma delegação russa a este centro de Belgrado.
"A primeira fase de produção da vacina russa Sputnik V no território da Sérvia foi preliminarmente aprovada", disse ele.
Essa primeira fase, que deve começar dentro de dois ou três meses, inclui o transporte da substância da Rússia, sua embalagem no Instituto Torlak e distribuição na Sérvia e região, explicou o ministro.
Leia também
• Brasil negocia compra de 10 milhões de vacinas Sputnik V
• Sputnik V: sucesso científico e político da Rússia contra a Covid-19
• Vacina russa Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra Covid-19, aponta estudo
Segundo Popovic, a "produção total" do imunizante na Sérvia exigirá a visita de uma segunda delegação de especialistas russos nas próximas duas semanas.
Esses especialistas avaliarão as condições tecnológicas e técnicas que a Sérvia terá de atender para produzir a vacina russa. Em 19 de janeiro, a Sérvia se tornou o primeiro país da Europa a administrar a vacina chinesa Sinopharm.
Neste momento, naquele país balcânico, com 7 milhões de habitantes, já foram vacinadas 600.000 pessoas, o que torna a sua taxa de vacinação a mais elevada da Europa continental.
Além das vacinas russas e chinesas, a Sérvia está usando a desenvolvida pela Pfizer / BioNTech. Desde o início da epidemia, a Sérvia registrou 417.871 casos de covid-19, dos quais 4.199 foram fatais.