Logo Folha de Pernambuco

Vacina

Sérvia mais perto de produzir vacina russa Sputnik V

Ministro de Desenvolvimento de Tecnologia, Nenad Popovic, ficou satisfeito com que foi apresentado no Instituto Torlak

Vacina Sputnik VVacina Sputnik V - Foto: Jorge Bernal/AFP

A Rússia aprovou "preliminarmente" a produção da vacina contra o coronavírus Sputnik V na Sérvia, disse o ministro sérvio de Desenvolvimento de Tecnologia, Nenad Popovic, nesta sexta-feira(12). 

"Os ministros russos da Indústria e Comércio, o Fundo Russo para Investimentos Diretos e o Instituto Estatal de Medicamentos estão satisfeitos com o que viram no Instituto Torlak" de virologia, disse o ministro em comunicado, após a visita de uma delegação russa a este centro de Belgrado. 

"A primeira fase de produção da vacina russa Sputnik V no território da Sérvia foi preliminarmente aprovada", disse ele. 

Essa primeira fase, que deve começar dentro de dois ou três meses, inclui o transporte da substância da Rússia, sua embalagem no Instituto Torlak e distribuição na Sérvia e região, explicou o ministro.

Segundo Popovic, a "produção total" do imunizante na Sérvia exigirá a visita de uma segunda delegação de especialistas russos nas próximas duas semanas. 

Esses especialistas avaliarão as condições tecnológicas e técnicas que a Sérvia terá de atender para produzir a vacina russa. Em 19 de janeiro, a Sérvia se tornou o primeiro país da Europa a administrar a vacina chinesa Sinopharm. 

Neste momento, naquele país balcânico, com 7 milhões de habitantes, já foram vacinadas 600.000 pessoas, o que torna a sua taxa de vacinação a mais elevada da Europa continental. 

Além das vacinas russas e chinesas, a Sérvia está usando a desenvolvida pela Pfizer / BioNTech. Desde o início da epidemia, a Sérvia registrou 417.871 casos de covid-19, dos quais 4.199 foram fatais.

Veja também

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos
espanha

Governo espanhol aprova novo regime fiscal, com prorrogação de imposto sobre lucros de bancos

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana
diplomacia

Ministros do G7 discutirão ordens de prisão do TPI no início da próxima semana

Newsletter