Com equipamentos modernos, serviço de radioterapia do Hospital Oswaldo Cruz é inaugurado no Recife
O espaço é o primeiro 100% SUS e deve atender mais de mil usuários por ano, garantindo tratamento moderno aos pacientes oncológicos
Foi inaugurado, na manhã desta quarta-feira (20), o primeiro serviço de radioterapia 100% SUS de Pernambuco. A estrutura, localizada no Hospital Universitário Oswaldo Cruz, da Universidade de Pernambuco (HUOC-UPE), na área central do Recife, deve atender mais de mil usuários por ano, garantindo tratamento moderno aos pacientes oncológicos da unidade de saúde.
Com investimento de R$ 9,5 milhões, o novo equipamento conta com um acelerador linear de fótons e elétrons; uma máquina de telecobaltoterapia, um sistema de planejamento tridimensional; um conjunto para a braquiterapia composto por um sistema de braquiterapia de alta taxa de dose; quatro fontes de Iridium 192 e uma mesa cirúrgica.
"As pessoas com câncer precisam de radioterapia e esse serviço novo vai poder atender parte expressiva dessa demanda reprimida que a gente tem aqui no Estado", afirmou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo.
Leia também
• Festa gratuita de São João acontece este sábado (23) na praça de San Martin, no Recife
• Calcanhotto retorna ao Recife: "É uma plateia muito quente"
• Oswaldo Cruz inaugura serviço de radioterapia na quarta (20)
O local contará com uma equipe especializa, formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem, físicos, médicos radioterapeutas, e tecnólogos em radiologia e radioterapia.
A iniciativa se deu por meio do Protocolo de Mútua Cooperação, celebrado entre a União por intermédio do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e a Universidade de Pernambuco.
"Estamos consolidando um trabalho que já é forte dentro do Hospital Oswaldo Cruz que é o tratamento de pacientes oncológico. É um serviço 100% SUS, gratuito e que vem a somar a todos os outros serviços ofertados pelo hospital. Além de uma equipe especializada, o paciente vai encontrar todos os tratamentos necessários para a condução do seu caso", afirmou a diretora do HUOC, Isabel Avelar.