Logo Folha de Pernambuco

DENGUE

SES-PE convoca população da RMR para vacinação contra a dengue

O objetivo é intensificar a vacinação no estado. Desde o início da imunização, em abril, apenas 11,23% das doses da vacina recebidas foram aplicadas

Qdenga,imunizante contra a dengueQdenga,imunizante contra a dengue - Foto: Divulgação/SES-PE

Para intensificar a vacinação contra a dengue em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e os gestores municipais das cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR)  promovem ação conjunta, nesta quarta-feira (15).

Desde o início da imunização nos 20 municípios que compõem a RMR, no mês de abril, apenas 11,23% das doses da vacina recebidas pelo Estado foram aplicadas e registradas pelos gestores no sistema de informação oficial.

A iniciativa é uma forma de incentivar a sociedade a proteger crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 14 anos (257.342, a população estimada).

Distribuição em PE
Entre os critérios de distribuição, elencados pelo Ministério da Saúde (MS), foram observados o cenário epidemiológico da dengue em cada território e os municípios com mais de 100 mil habitantes.

O Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE) encaminhou para os respectivos municípios 72.017 doses da vacina contra a dengue. Todas devem ser aplicadas como primeira dose (D1), visto que a segunda (D2) deve ser ofertada três meses após a primeira. A meta é imunizar 90% da população-alvo.

O PEI-PE segue monitorando as estratégias de imunização dos municípios, realizando ações que visem ofertar o acesso do imunizante, além fornecer apoio técnico para realização de toda atividade voltada para a ampliação das coberturas vacinais.

Imunização
Os primeiros municípios iniciaram a estratégia de imunização no último dia 9 de abril e, até o momento, 8.092 doses foram aplicadas e registradas pelas gestões locais. Dessas, 6.531 foram aplicadas no mês de abril e outras 1.561 em maio.

“A vacina contra dengue protege crianças e adolescentes contra os quatro sorotipos, sendo o terceiro o de maior risco, uma vez que circulou em nosso estado há pelo menos 15 anos. Por isso, esses grupos estão mais suscetíveis. Além disso, a vacina reduz o risco de formas graves e óbitos pela doença”, destaca a superintendente de Imunizações da SES-PE, Jeane Tavares Torres.

Estimativa populacional do público-alvo residente nesses 20 municípios:

De 10 a 14 (257.342 pessoas)
10 anos - 51.872
11 anos - 50.996
12 anos - 51.404
13 anos - 51.473
14 anos - 51.597

Municipios beneficiados com o imunizante: Recife, Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Camaragibe, Abreu e Lima, Olinda, Chã Grande, Araçoiaba, São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Moreno, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Glória do Goitá, Fernando de Noronha, Pombos e Itapissuma.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter