SES-PE reúne comitê e secretarias para pactuar início da vacinação de crianças de 3 e 4 anos
Reuniões irão ajustar a estratégia de imunização no Estado para essa faixa etária
Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se reúnem, nesta segunda-feira (18), com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e com secretários municipais de Saúde, através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para definir e pactuar o início da imunização contra a Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos de idade.
As reuniões irão ajustar a estratégia de imunização no Estado para essa faixa etária, apta à vacinação contra a Covid-19 desde a última quarta-feira (13), dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da CoronaVac para esse público de 3 e 4 anos.
Até então, o Brasil havia autorizado apenas a imunização de crianças a partir dos 5 anos de idade, com a vacina pediátrica produzida pela Pfizer e também a CoronaVac.
Leia também
• CoronaVac: Ministério da Saúde libera vacinação contra Covid-19 a crianças de 3 a 5 anos
• Covid-19: ministério explica esquema de aplicação da vacina Janssen
Ao menos seis capitais iniciam a vacinação dessa faixa etária, nesta segunda-feira: Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Salvador (BA). O Rio de Janeiro (RJ) começou na última sexta-feira (15).
A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disse que "está alinhada às diretrizes dos planos Nacional e Estadual de imunização contra Covid-19 e aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde" sobre as orientações em relação à vacinação das crianças de 3 e 4 anos, com a vacina Coronavac.
A Sesau ainda informou desde agosto de 2021 abriu o cadastramento no Conecta Recife para todas as pessoas com 2 anos de idade ou mais. Até o momento, há 9.042 crianças entre 3 e 4 anos cadastradas na plataforma. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 43.155 crianças com essas idades.
O cadastro é fundamental para que a gestão possa fazer o planejamento da imunização deste novo público. Devem ser anexados no ato do cadastramento comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança, do pai/mãe ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela.
Desde janeiro, quando teve início a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco, pouco mais de 1 milhão de doses foram aplicadas nesse grupo etário - sendo 685 mil primeiras doses e 368 mil segundas doses. A cobertura da primeira dose está em 57,97% e da segunda, em 32,68%.