Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

SES-PE reúne comitê e secretarias para pactuar início da vacinação de crianças de 3 e 4 anos

Reuniões irão ajustar a estratégia de imunização no Estado para essa faixa etária

Vacina pediátrica CoronaVacVacina pediátrica CoronaVac - Foto: Lucas Rezende/ Arquivo SES-PE

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) se reúnem, nesta segunda-feira (18), com o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e com secretários municipais de Saúde, através da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para definir e pactuar o início da imunização contra a Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos de idade.

As reuniões irão ajustar a estratégia de imunização no Estado para essa faixa etária, apta à vacinação contra a Covid-19 desde a última quarta-feira (13), dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da CoronaVac para esse público de 3 e 4 anos.

Até então, o Brasil havia autorizado apenas a imunização de crianças a partir dos 5 anos de idade, com a vacina pediátrica produzida pela Pfizer e também a CoronaVac

Ao menos seis capitais iniciam a vacinação dessa faixa etária, nesta segunda-feira: Fortaleza (CE), São Luís (MA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Salvador (BA). O Rio de Janeiro (RJ) começou na última sexta-feira (15).

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife disse que "está alinhada às diretrizes dos planos Nacional e Estadual de imunização contra Covid-19 e aguarda posicionamento oficial do Ministério da Saúde" sobre as orientações em relação à vacinação das crianças de 3 e 4 anos, com a vacina Coronavac. 

A Sesau ainda informou desde agosto de 2021 abriu o cadastramento no Conecta Recife para todas as pessoas com 2 anos de idade ou mais. Até o momento, há 9.042 crianças entre 3 e 4 anos cadastradas na plataforma. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 43.155 crianças com essas idades.

O cadastro é fundamental para que a gestão possa fazer o planejamento da imunização deste novo público. Devem ser anexados no ato do cadastramento comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis, documentação da criança, do pai/mãe ou responsável, além de documento comprobatório de filiação ou tutela.

Desde janeiro, quando teve início a vacinação de crianças de 5 a 11 anos em Pernambuco, pouco mais de 1 milhão de doses foram aplicadas nesse grupo etário - sendo 685 mil primeiras doses e 368 mil segundas doses. A cobertura da primeira dose está em 57,97% e da segunda, em 32,68%. 

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter