Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Seul afirma que Coreia do Norte sofreu 1.100 baixas na guerra da Ucrânia

A Coreia do Norte enviou milhares de soldados para reforçar o exército da Rússia

Um homem assiste a uma tela de televisão mostrando um noticiário com imagens de arquivo de um teste de míssil norte-coreano, em uma estação de trem em Seul, em 31 de outubro de 2024Um homem assiste a uma tela de televisão mostrando um noticiário com imagens de arquivo de um teste de míssil norte-coreano, em uma estação de trem em Seul, em 31 de outubro de 2024 - Foto:

Mais de 1.100 soldados norte-coreanos morreram ou foram feridos na guerra da Rússia contra a Ucrânia, informou nesta segunda-feira (23) o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.

"Com várias fontes de informação e inteligência, avaliamos que os soldados norte-coreanos que se envolveram recentemente em combates com as forças ucranianas sofreram quase 1.100 baixas", afirma um comunicado militar sul-coreano.

"Estamos particularmente interessados na possibilidade de envios adicionais de soldados norte-coreanos para apoiar a Rússia", acrescenta nota do comando militar de Seul.

Pyongyang estaria "preparando a rodízio ou envio adicional de soldados", avalia.

A Coreia do Norte enviou milhares de soldados para reforçar o exército da Rússia, alguns deles para a região fronteiriça de Kursk, onde as tropas ucranianas tomaram parte do território russo.

Relatórios de inteligência sugerem também que o Norte está "produzindo e fornecendo drones autodestrutivos" à Rússia apoiar sua guerra contra a Ucrânia, acrescentou o comando militar de Seul.

O Estado-Maior afirmou que a Coreia do Norte busca modernizar suas capacidades de guerra convencional com base em sua experiência no conflito entre Rússia e Ucrânia.

"Isto poderia levar a um aumento da ameaça militar contra nós", acrescentou.

A informação coincide com um relatório do Serviço Nacional de Inteligência, que revelou na semana passada aos parlamentares sul-coreanos que "a Rússia poderia oferecer benefícios recíprocos às contribuições militares norte-coreanas, incluindo a modernização das armas convencionais" do Norte.

Veja também

Fogo atinge gerador de restaurante na rua Valdemar de Oliveira, em Boa Viagem
RECIFE

Fogo atinge gerador de restaurante na rua Valdemar de Oliveira, em Boa Viagem

Armas de gel: sobe para 88 número de pessoas com ferimentos atendidas na Fundação Altino Ventura
armas de gel

Armas de gel: sobe para 88 número de pessoas com ferimentos atendidas na Fundação Altino Ventura

Newsletter