Logo Folha de Pernambuco

Meio Ambiente

Shopping Patteo Olinda tem ponto para descarte de óleo de cozinha até dia 21

Ação é uma parceria com o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor, da indústria Asa

Ponto de coleta de óleo de cozinha no Shopping Patteo OlindaPonto de coleta de óleo de cozinha no Shopping Patteo Olinda - Foto: Divulgação

Leia também

• Secretaria de Meio Ambiente e Jardim Botânico do Recife eliminam uso de copos descartáveis

• Consumidores podem fazer descarte correto de lâmpadas usadas

Com o objetivo de chamar a atenção da população para o cuidado com o descarte correto dos resíduos sólidos e líquidos, a fim de diminuir a poluição e o desgaste do meio ambiente, o Shopping Patteo Olinda, em parceria com a ASA Indústria e Comércio, recebe uma ação do projeto Mundo Limpo, Vida Melhor. 

Até o dia 21 de julho, um ponto de coleta e reaproveitamento do óleo usado em frituras está no piso térreo do centro de compras, em frente à loja Le Biscuit. 

Criado há mais de 10 anos pela ASA, o projeto Mundo Limpo, Vida Melhor já retirou nove milhões de litros de óleo do meio ambiente, ajudando a preservar 180 bilhões de litros de água.

O programa é responsável pela coleta, tratamento, limpeza e reutilização do óleo de cozinha, para usá-lo como matéria-prima na fabricação do sabão em barra Bem-te-vi.

Além do cuidado com a natureza, o projeto também tem um viés social, já que parte da economia gerada com a reciclagem é destinada à Fundação Alice Figueira. 

“O Patteo Olinda tem como um dos seus pilares a sensibilização dos seus clientes em prol de causas que tragam impactos positivos para a sociedade”, afirma Léo Dantas, coordenador de Marketing do shopping.

Para armazenar o óleo de fritura usado que será entregue para reciclagem, basta esperar que o produto esfrie após a utilização e, com a ajuda de um funil, despejá-lo em garrafas de plástico com tampa, tipo PET.

A entrega no ponto de coleta do Shopping Patteo Olinda pode ser feita durante o horário de funcionamento do centro de compras, de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h. 

Danos ao meio ambiente 
Quando descartado de forma errada, o óleo de cozinha pode entupir os tubos de encanação e galerias, causando rompimento da rede de esgoto e a falta d’água, além de poluir rios e mares.

De acordo com o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), apenas um litro de óleo descartado inadequadamente contamina 20 mil litros de água.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter