Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Sindhospe anuncia paralisação de procedimentos eletivos para o Sassepe; veja data de início

Representação oficial de hospitais privados e filantrópicos anuncia paralisação devido inadimplência por parte do Governo de Pernambuco

Devem ser atingidos todos os procedimentos eletivos sem urgência, desde atendimentos ambulatoriais e consultas médicas até cirurgias programadasDevem ser atingidos todos os procedimentos eletivos sem urgência, desde atendimentos ambulatoriais e consultas médicas até cirurgias programadas - Foto: Divulgação

Em assembleia na última quarta-feira (08), o Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde, Laboratórios de Pesquisa e Análises Clínicas do Estado de Pernambuco (Sindhospe) decidiu pela paralisação dos procedimentos eletivos realizados para o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Sassepe). A data marcada para o início da paralisação é 27 de março. Os hospitais cobram o pagamento dos repasses atrasados por parte do Governo de Pernambuco para poder manter o atendimento.

Devem ser atingidos todos os procedimentos eletivos sem urgência, desde atendimentos ambulatoriais e consultas médicas até cirurgias programadas. Além da paralisação, está previsto ainda o encaminhamento de um documento para o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) alertando para a situação.

unidades privadas de saúde que estão há quase um ano sem receber pagamento e alegam não conseguir manter a estrutura empenhada para garantir os atendimentos. A situação se agravou no início deste ano por conta da reformulação do Sassepe após a troca do governo estadual.

O Sindhospe diz que enviou uma série de ofícios para o Sassepe, mas até agora não houve nenhum retorno por parte do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH-PE), que administra o plano de saúde.

Alguns estabelecimentos privados, credenciados ao plano de saúde dos servidores estaduais, já paralisaram as atividades. Ainda de acordo com o Sindhospe, extraoficialmente, 10% dos associados deixaram de atender aos usuários.

O que diz o Governo de Pernambuco

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com o Governo de Pernambuco, solicitando um posicionamento, mas até a veiculação desta matéria não obeteve respostas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter