Sindicato dos Rodoviários denuncia redução de frota de ônibus na Região Metropolitana do Recife
Manifestação reuniu cerca de cem trabalhadores da categoria na sede do Grande Recife Consórcio de Transporte
A redução no quantitativo de coletivos que circulam pela Região Metropolitana do Recife (RMR) foi alvo de protestos dos rodoviários nesta terça-feira (5). A manifestação, realizada pelo sindicato da categoria, reuniu cerca de cem trabalhadores em frente a sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no bairro de São José, área central da capital pernambucana.
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Na última semana, o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), por meio da 3ª Procuradoria de Contas, já havia requisitado explicações do consórcio sobre a redução da frota de ônibus em operação. De acordo com o MPC-PE, o sistema operava com uma frota de 2.459 coletivos e, agora, conta com apenas 2.132 ônibus à disposição da população.
"Realizamos uma requisição de informações para saber como foi tomada essa medida, se foi realizado um estudo técnico, bem como as justificativas necessárias para a ação", afirmou o procurador de Contas, Gilmar de Lima, na ocasião.
Por meio de nota, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também se manifestou sobre o caso.
O órgão informou que aguarda as manifestações em resposta à solicitação de informações feita pela 36ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade; Grande Recife Consórcio de Transportes; Associação de Beneficiários Independente dos Rodoviários de Pernambuco; Urbana PE e Sindicato dos Rodoviários sobre a redução da frota e medidas para a sua recomposição.
Presente na manifestação desta terça, o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima, denunciou que a redução afeta todas as empresas que fazem parte do consórcio.
“São diversas linhas. Imagine a gravidade da situação com os ônibus lotados. O período de férias acabou recentemente e quando as escolas voltaram a frota deveria ter sido normalizada, mas a redução foi mantida”, denunciou.
Segundo Aldo, essa redução reflete no atraso dos coletivos e na superlotação. “Queremos saber qual é a razão de tirar os ônibus sem sequer fazer uma discussão com a comunidade”.
Representante da comunidade do Vasco da Gama, Severino Oliveira foi um dos passageiros prejudicados com a mudança. “Nós esperávamos cerca de 50 minutos. Agora, com a redução, o tempo de espera é de 1 hora e 30 minutos. É inaceitável um trabalhador sair de casa e esperar esse tempo”, observou.
Por meio de nota o Consórcio Grande Recife informou que "monitora ininterruptamente a disponibilização da frota de ônibus para garantir a operação adequada ao usuário da região metropolitana". Dessa forma, o Grande Recife afirma que "está dando toda a atenção necessária para melhorar a operação".
O consórcio registrou ainda "que o aumento da frota no período da pandemia atendia às exigências do distanciamento social". Naquele período, "foram transportados em média, aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia útil, com uma frota de aproximadamente 2.400 ônibus. Já após a pandemia, a média de passageiros por dia útil é de aproximadamente 760 mil, com uma frota de aproximadamente 2.100 ônibus".
O Grande Recife destacou que para qualquer dúvida, reclamação ou sugestão acerca da prestação do serviço de transporte, o usuário pode entrar em contato por meio dos seguintes canais:
Gerência de Relacionamento - 0800 081 0158
Divisão de Central de Atendimento ao Cliente - 3182-5565
Divisão de Atendimento ao Cliente - 3182-5544
Confira a nota completa:
O Consórcio Grande Recife informa que monitora ininterruptamente a disponibilização da frota de ônibus para garantir a operação adequada ao usuário da região metropolitana. Ao longo dos meses os técnicos do Consórcio têm realizado ações na operação com o objetivo de melhorar a prestação do serviço de transporte. Desde a pandemia houve aumento da frota para atender às exigências de distanciamento social. Há preocupação de ajustar o serviço às reais necessidades do usuário da região metropolitana.
Os episódios recentes que impactam o sistema, como a greve do metrô, são monitorados diariamente, inclusive com ajustes diários no número de veículos disponibilizados em linhas específicas, nas quais o Consórcio identificou maior incremento de passageiros. Equipes avaliam diariamente as lotações nos ônibus, para posterior ajuste na operação ao longo do tempo, seja pela utilização de transportes privados de aplicativo, home office ou, recentemente, a greve do metrô, que exige mais do modal de ônibus para atender o usuário.
O Grande Recife está dando toda a atenção necessária para melhorar a operação. Seja fazendo os ajustes, racionalização ou aumentando a quantidade de atendimentos ou frota das mais de 350 linhas do Sistema de Transporte Metropolitano da RMR.
É preciso registrar que o aumento da frota no período da pandemia, inclusive, atendia às exigências do distanciamento social e que há preocupação de ajustar o serviço às reais necessidades dos usuários da Região Metropolitana dentro do equilíbrio estabelecido entre a situação do passageiro. Durante a pandemia, foram transportados em média, aproximadamente 1 milhão de passageiros por dia útil, com uma frota de aproximadamente 2.400 ônibus. Já após a pandemia, a média de passageiros por dia útil é de aproximadamente 760 mil, com uma frota de a aproximadamente 2.100 ônibus.
Linhas que apresentam aumento de passageiros estão recebendo reforço de na oferta de serviço. A título de exemplo, no dia 21 de agosto 4 linhas (011, 061, 062 e 346) e em 28 de agosto vamos aumentar em mais 3 linhas (064, 020 e 910).
Esse movimento tem acontecido no Brasil inteiro, de ajuste da operação. Uma pesquisa realizada pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos - NTU, indica uma Redução de 24,4% dos passageiros (2019-2022), com perda de quase 8 milhões de viagens por dia em 3 anos, além de outras conclusões.
Para qualquer dúvida, reclamação ou sugestão acerca da prestação do serviço de transporte, o usuário pode entrar em contato com o Grande Recife através dos seguintes canais:
Gerência de Relacionamento - 0800 081 0158
Divisão de Central de Atendimento ao Cliente - 3182-5565
Divisão de Atendimento ao Cliente - 3182-5544