Logo Folha de Pernambuco

Dados da Fiocruz

Síndrome respiratória por Covid continua a crescer no País, mas começa a desacelerar em SP e no RJ

Para coordenador do InfoGripe, momento reforça importância de manter o esquema vacinal para o novo coronavírus atualizado com as doses indicadas

Teste de CovidTeste de Covid - Foto: Divulgação/PMJG

A última edição do Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destaca a manutenção do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causados pela Covid-19. A tendência é observada em todas as regiões do país, com destaque para o aumento na população adulta.

Porém, a nova edição aponta que dois estados começam a viver uma diminuição no ritmo de crescimento. São eles Rio de Janeiro e São Paulo.

As informações são referentes ao monitoramento até a semana do dia 27 de novembro a 3 de dezembro, baseado em dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.

Para o coordenador do InfoGripe, e pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, o momento reforça a importância de manter o esquema vacinal para o novo coronavírus atualizado, além do uso de máscaras em locais de maior exposição ao patógeno.

“É importante manter os cuidados porque estamos entrando no período em que a gente aumenta a nossa exposição com as celebrações de fim de ano”, pontua Gomes em comunicado.

Nas últimas quatro semanas, a prevalência dos casos de Srag associados à Covid-19 chegou a 76,7%. No levantamento anterior, o percentual estava em 71,3%. Enquanto isso, 9,5% foram causados pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa bronquiolite em crianças; 2,8% foram associados ao Influenza A e 0,1% ao Influenza B – ambos causam a gripe.

Entre os óbitos, o percentual foi de 94% pelo Sars-CoV-2, vírus da Covid-19, 1,9% para Influenza A e 0,9% para VSR. Não houve um número de mortes significativo ligado ao Influenza B.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para as pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para as pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter