CNA Jovem

Sistema CNA/Senar abre inscrições para a 5ª edição do Programa CNA Jovem

Os jovens podem realizar a inscrição até o dia 30 de outubro

A 5ª edição do Programa CNA Jovem está com inscrições abertas em todo o Brasil A 5ª edição do Programa CNA Jovem está com inscrições abertas em todo o Brasil  - Foto: Divulgação/ Senar Pernambuco

Com o intuito de formar jovens líderes do agronegócio, a 5ª edição do Programa CNA Jovem, promovido pelo Sistema CNA/Senar, está com inscrições abertas em todo o Brasil até o dia 30 de outubro. O programa é gratuito e os interessados podem se inscrever através do site do CNA Jovem. O edital com todas as informações sobre a 5ª edição também está disponível no endereço eletrônico.  

As atividades desta edição estão previstas para serem realizadas nos anos de 2022 e 2023. Podem participar do programa jovens de 22 a 30 anos que tenham formação técnica ou superior completa ou com conclusão prevista para até o fim do segundo semestre de 2022 e vínculo e/ou atuação comprovados com o setor agropecuário.

Em quatro edições, 4900 jovens de 27 Unidades da Federação participaram de alguma etapa do CNA Jovem. O curso oferece um conteúdo distribuído por oficinas digitais, encontros nacionais, e atividades presenciais em todos os estados participantes.

O programa tem como objetivo identificar e capacitar jovens para liderarem o setor do agronegócio e produzir um elenco de iniciativas com resolutividade para desafios do setor.

“Não tem custo para os jovens participantes, e o curso tem duração de um ano, vai até dezembro do ano que vem e é dividido em quatro etapas. Na inscrição, os jovens visualizam que vão ter os encontros regionais, estadual e por fim, fechando a programação, tem o encontro a nível nacional, normalmente na sede lá em Brasília”, afirmou o superintendente do Senar/PE, Adriano Moraes.

O superintendente destacou, ainda, que é necessário capacitar os jovens não só para a parte produtiva do agro, mas também para os cargos de liderança.

“Eles terão a oportunidade de serem capacitados para exercer esse papel de liderança. Não é só a questão de produção, nós precisamos de lideranças, ou seja, aquela pessoa que vai ser um formador de opinião, vai estar à frente de uma cooperativa, de um sindicato, de uma associação, representando determinados produtores daquela atividade. Cada estado tem seu perfil de produção, o cacau por exemplo é na Bahia e Pernambuco por sua vez tem destaque na avicultura, fruticultura, e a cana-de-açúcar também desponta. Então em cima de cada setor produtivo, é fundamental que nós tenhamos jovens líderes”, disse.

De acordo com o Sistema CNA/Senar, a iniciativa tem quatro objetivos: atrair jovens motivados por transformar positivamente a realidade da agropecuária brasileira em suas áreas de atuação; oferecer a esses jovens a oportunidade de autoconhecimento; capacitar os jovens nas técnicas de liderança, e integrar os jovens que comprovarem capacidade efetiva de liderança a ações do setor coordenadas pelas entidades do Sistema CNA/Senar.

O programa conta ainda com uma rede voluntária de egressos, um espaço de intercâmbio entre os participantes do Brasil inteiro, que permite que eles criem propostas inovadoras para o avanço do setor e engajamento dos jovens e atuem em questões de interesse do agro. Dessa forma, além de permitir que os jovens tenham um networking que cobre parte do país, o programa oferece oportunidades para que os jovens comecem a construir suas próprias redes. 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter