Sistema do TSE apresenta lentidão por quantidade de acessos
Depois de ter apresentado falhas nos aplicativos para justificativa de voto, o sistema oficial de apuração do Tribunal Superior Eleitoral (resultados.tse.jus.br) tem apresentado problemas de instabilidade e lentidão na divulgação da apuração dos votos.
O TRE-PE já apurou e transmitiu ao TSE 35% das urnas em Pernambuco até o momento, o que significa mais de 4 mil urnas, no entanto, até as 19h, apenas 0,59% das seções foram totalizadas.
A falha está sendo causada pela enorme quantidade de acessos simultâneos, que estão afetando o desempenho do sistema, pouco mais de uma hora após o início da apuração dos votos na maior parte do país.
ESCLARECIMENTOS
Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração.
Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto.
O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação.
Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.
Leia também
• Seções eleitorais são fechadas e apuração começa em instantes
• Entenda como é feita a apuração dos votos