Logo Folha de Pernambuco

Estudo

Sistema prisional feminino de Pernambuco é escolhido para projeto-piloto da Fiocruz

O objetivo do estudo é contribuir para a redução da frequência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre mulheres encarceradas

Foto: Agência Brasil

O sistema prisional feminino de Pernambuco foi escolhido pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), entre os estados do Nordeste, para a implantação de projeto-piloto da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Batizada de “Implementação de Programa para Detecção da Infecção pelo HIV/aids e Sífilis em Prisões Femininas com Ênfase na Prevenção da Transmissão Materno Infantil”, a pesquisa será destinada para profissionais de saúde da Secretaria de Saúde e Pernambuco (SES-PE) e da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) que atuam no sistema prisional.

Os profissionais participarão de oficinas e treinamentos, bem como adequações de plataformas digitais.

O objetivo do estudo é contribuir para a redução da frequência de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) entre mulheres encarceradas, com ênfase na saúde das gestantes e na prevenção da transmissão vertical (de mãe para filho). A previsão é de que o trabalho seja colocado em prática até dezembro de 2021.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, por meio da Seres, em parceria com a SES-PE, desenvolverá o projeto de extensão na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima (CPFAL) e na Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), ambas na Região Metropolitana do Recife. 

“A escolha do Estado como piloto mostra o reconhecimento do avanço das políticas de saúde no encarceramento feminino, resultado dos investimentos do governo estadual”, destacou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

 

Veja também

Polícia prende hacker que ameaçou matar Moraes e investiga elo com homem da bomba no STF
Moraes

Polícia prende hacker que ameaçou matar Moraes e investiga elo com homem da bomba no STF

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza
Gaza

Human Rights Watch acusa Israel de "crime de guerra" por "transferência forçada" em Gaza

Newsletter