Sistemas do Ministério da Saúde começam a ser restabelecidos após suspeita de ataque hacker
Conecte-SUS e e-SUS notifica já voltaram a funcionar; pasta diz que SI-PNI voltará nas próximas horas
O Ministério da Saúde afirmou no início da noite desta quarta-feira (18) que dois dos três sistemas da pasta que tiveram serviço interrompido voltaram a funcionar. De acordo com a pasta, o ConecteSUS e o e-SUS Notifica foram totalmente restabelecidos. A expectativa é que o SI-PNI seja normalizado nas próximas horas. Como O GLOBO mostrou, as plataformas saíram do ar após uma suspeita de ataque hacker na última terça-feira.
Leia também
• Ministério da Saúde amplia tratamento contra câncer no SUS
• Lotação de UTIs por vítimas de acidentes de trânsito é tema do Canal Saúde; ouça
• Ministério da Saúde deve aplicar terceira dose de vacina contra Covid-19 em adolescentes
O ConecteSUS — que se tornou conhecido ao longo da pandemia por gerar o comprovante digital de vacinação contra a Covid-19 — reúne dados de vacinação, medicamentos e consultas, entre outros no Sistema Único de Saúde (SUS). Já o e-SUS Notifica é responsável por notificar casos leves de Covid-19. O SI-PNI, por sua vez, armazena dados de vacinação, como doses aplicadas e estoques necessários.
Na última terça-feira, o Ministério da Saúde identificou um acesso inapropriado às plataformas da pasta. Diante do problema, a pasta isolou a máquina que apresentava atividade suspeita e interrompeu os acessos aos sistemas. A principal suspeita da pasta é de que se tratou de um novo ataque hacker. De acordo com o ministério, nenhum dado foi comprometido.
Em dezembro, a pasta sofreu ataques externos que deixaram seus sistemas fora do ar por mais de um mês. O problema tardou a ser solucionado pela pasta e afetou o monitoramento de casos de Covid-19 e da vacinação.