Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Situação no Haiti é 'mais do que insustentável', denuncia chefe de direitos humanos da ONU

País tem 1.193 pessoas mortas pela violência de gangues desde o início de 2024

Situação preocupante no Haiti por causa da violênciaSituação preocupante no Haiti por causa da violência - Foto: Clarens Siffroy/AFP

O chefe dos direitos humanos da ONU, Volker Türk, alertou nesta quarta-feira (6), que a situação no Haiti se tornou "mais do que insustentável", com 1.193 pessoas mortas pela violência de gangues desde o início de 2024.

Volker Türk  pediu o envio urgente de uma missão multinacional para apoiar a polícia haitiana. "A realidade é que, no contexto atual, não existe nenhuma alternativa realista disponível para proteger vidas", disse ele.

A violência das gangues também deixou 692 feridos desde o início de janeiro, "números chocantes", segundo Türk.

Diante da situação que se deteriorou acentuadamente nos últimos dias, o Conselho de Segurança da ONU prevê realizar uma reunião de emergência nesta quarta-feira.

Gangues armadas, que controlam grandes áreas do Haiti, anunciaram na semana passada um esforço conjunto para derrubar o primeiro-ministro, Ariel Henry, e desde então o aeroporto, prisões, delegacias e outros alvos estratégicos na capital Porto Príncipe foram atacados.

Türk, que conhece bem o Haiti porque trabalhou lá no passado, descreveu um sistema de saúde "à beira do colapso", escolas e empresas fechadas, "crianças cada vez mais exploradas por gangues".

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter