Sob céu nublado, desfile de 7 de Setembro movimenta bairro da Imbiribeira e reúne público
Diversas autoridades devem comparecer ao evento
O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro movimenta a Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (7). A edição deste ano comemora os 201 anos da Independência do Brasil, que aconteceu em 1822.
Mesmo com a chuva que cai no começo da manhã, milhares de pessoas chegaram à Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, para acompanhar o desfile cívio-militar.
Veja fotos
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, chegou por volta das 7h40 e participou da revista da tropa, em carro aberto.
Diversas autoridades comparecem ao evento, abrigadas em um palanque montado em frente à Universidade Salgado Oliveira (Universo).
Leia também
• Desfile de 7 de Setembro: confira programação e esquema de trânsito no Recife
• Recife recebe linhas especiais de ônibus para o desfile da Independência do Brasil
O desfile dos alunos começou às 8h30, reunindo cerca de 1.300 estudantes da rede estadual e outras entidades.
A tradição de acompanhar o desfile reúne famílias, como a de Lânia Souza, de San Martin, na Zona Oeste da cidade. Ela veio prestigiar a filha, que vai desfilar com o Colégio Militar do Recife. A ansiedade para acompanhar o momento é grande.
“A expectativa é que esse seja o desfile mais lindo de todos os tempos. Eu trouxe a minha filha, que vai desfilar, por sinal, e meu esposo, que está esperando ela passar num ponto mais à frente".
A Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambuco abriu o desfile. A instituição de ensino foi fundada há 198 anos e atende, atualmente, 709 estudantes. A banda marcial conta com um total de 80 componentes, divididos entre corpo musical e artístico, atuando dentro e fora do Estado, participando de vários campeonatos e encontros de bandas.
O desfile deste ano reúne 1.300 estudantes da rede pública de ensino da Prefeitura e do Estado, além de Entidades, que este ano terá, além dos centros técnicos, organizações de diferentes segmentos da sociedade.
O desfile das associações foi aberto pela Maçonaria, que está intimamente ligada à história do Brasil e se engajou em diversos momentos pela Independência, culminando no grito do Ipiranga. Hoje Pernambuco é representado pela Grande Oriente de Pernambuco, Grande Loja Maçônica de Pernambuco e Grande Oriente Independente de Pernambuco, que desfilam sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, demonstrando incondicional lealdade à Pátria Brasileira.
Depois do desfile dos estudantes, foi a vez dos militares,que foi aberto pelo Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em viatura marruá. Logo após, o Estado-Maior do desfile motorizado, composto por militares do Exército, da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.
Este ano, desfilam 276 militares da Marinha do Brasil, 1840 do Exército Brasileiro, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Ao todo, 3368 militares participarão.