RECIFE

Sob céu nublado, desfile de 7 de Setembro movimenta bairro da Imbiribeira e reúne público

Diversas autoridades devem comparecer ao evento

Governadora Raquel Lyra desfila em carro aberto no desfileGovernadora Raquel Lyra desfila em carro aberto no desfile - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro movimenta a Zona Sul do Recife, na manhã desta quinta-feira (7). A edição deste ano comemora os 201 anos da Independência do Brasil, que aconteceu em 1822.

Mesmo com a chuva que cai no começo da manhã, milhares de pessoas chegaram à Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, para acompanhar o desfile cívio-militar.

Veja fotos
 

Desfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de PernambucoDesfile de 7 de Setembro marcou os 201 anos da Independência do Brasil | Foto: Alexandre Aroeira/ Folha de Pernambuco

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, chegou por volta das 7h40 e participou da revista da tropa, em carro aberto.

Diversas autoridades comparecem ao evento, abrigadas em um palanque montado em frente à Universidade Salgado Oliveira (Universo).


O desfile dos alunos começou às 8h30, reunindo cerca de 1.300 estudantes da rede estadual e outras entidades.

A tradição de acompanhar o desfile reúne famílias, como a de Lânia Souza, de San Martin, na Zona Oeste da cidade. Ela veio prestigiar a filha, que vai desfilar com o Colégio Militar do Recife. A ansiedade para acompanhar o momento é grande.

“A expectativa é que esse seja o desfile mais lindo de todos os tempos. Eu trouxe a minha filha, que vai desfilar, por sinal, e meu esposo, que está esperando ela passar num ponto mais à frente".

A Escola Técnica Estadual Ginásio Pernambuco abriu o desfile. A instituição de ensino foi fundada há 198 anos e atende, atualmente, 709 estudantes. A banda marcial conta com um total de 80 componentes, divididos entre corpo musical e artístico, atuando dentro e fora do Estado, participando de vários campeonatos e encontros de bandas.

O desfile deste ano reúne 1.300 estudantes da rede pública de ensino da Prefeitura e do Estado, além de Entidades, que este ano terá, além dos centros técnicos, organizações de diferentes segmentos da sociedade.

O desfile das associações foi aberto pela Maçonaria, que está intimamente ligada à história do Brasil e se engajou em diversos momentos pela Independência, culminando no grito do Ipiranga. Hoje Pernambuco é representado pela Grande Oriente de Pernambuco, Grande Loja Maçônica de Pernambuco e Grande Oriente Independente de Pernambuco, que desfilam sob o lema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, demonstrando incondicional lealdade à Pátria Brasileira.

Depois do desfile dos estudantes, foi a vez dos militares,que foi aberto pelo Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, em viatura marruá. Logo após, o Estado-Maior do desfile motorizado, composto por militares do Exército, da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros de Pernambuco.

Este ano, desfilam 276 militares da Marinha do Brasil, 1840 do Exército Brasileiro, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Ao todo, 3368 militares participarão.

Veja também

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico
Saúde

Picada de aranha infectada com bactéria "comedora de carne" deixa buraco na barriga de britânico

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres
Irã

Novo presidente do Irã promete evitar que polícia da moralidade "incomode" mulheres

Newsletter