Logo Folha de Pernambuco

GUERRA NA UCRÂNIA

Sob ordem de prisão, Putin anuncia que não irá à cúpula do G20 no Brasil em novembro

TPI emitiu um mandado de prisão contra ele por supostamente deportar crianças ilegalmente desde que as forças de seu país começaram a ofensiva na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir PutinO presidente russo, Vladimir Putin - Foto: Gavriil Grigorov / POOL / AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, sob uma ordem de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) relacionada à guerra na Ucrânia, disse, nesta sexta-feira (18), que não participará da Cúpula do G20 no Brasil em 18 e 19 de novembro para não "perturbá-la".

"Entendemos perfeitamente que, incluindo ou excluindo o fator TPI, toda a discussão será apenas sobre isso. E isso perturbaria o trabalho do G20. Para quê? Somos adultos!", declarou o presidente russo durante um encontro com jornalistas estrangeiros.

Em março de 2023, o TPI emitiu um mandado de prisão contra ele por supostamente deportar crianças ilegalmente desde que as forças de seu país começaram a ofensiva na Ucrânia em 2022.

Os países-membros do TPI, como o Brasil, são teoricamente obrigados a prendê-lo se ele entrar em seus territórios.

No entanto, no início de setembro, Putin foi recebido na Mongólia, também membro do TPI, sem ser preso. O tribunal com sede em Haia lembrou que seus países-membros têm a “obrigação” de prender pessoas sujeitas a um mandado de prisão. Na prática, entretanto, o TPI não tem força coercitiva própria.

O Kremlin, que não reconhece o TPI, sempre rejeitou com firmeza as acusações do tribunal contra o presidente russo.

Entretanto, desde que o TPI emitiu o mandado de prisão, Putin tem evitado algumas viagens ao exterior. Entre outras, ele não foi à cúpula do Brics [Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul] na África do Sul em agosto de 2023 e depois à cúpula do G20 na Índia em setembro do mesmo ano.

Veja também

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair
Reino Unido

Morre John Prescott, ex-vice-primeiro-ministro de Tony Blair

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata
GRANDE RECIFE

Reféns de assalto são resgatados após bandidos trocarem tiros com policiais em São Lourenço da Mata

Newsletter