ITÁLIA

Sobe para 10 número de mortos em desmoronamento de geleira na Itália

Segundo autoridades locais, aquecimento global e uma onda de altas temperaturas registrada este ano aceleraram o derretimento da geleira

Foto: Tiziana Fabi / AFP

Um novo corpo foi encontrado nesta quinta-feira (7) pelas equipes de resgate italianas no local do desmoronamento da geleira de Marmolada, ocorrido no domingo (3), elevando a dez o número de mortos na tragédia, segundo as autoridades locais.

“As vítimas confirmadas são 10”, disse à AFP um porta-voz da província autônoma de Trentino, onde fica o pico mais alto dos Alpes da Itália.

Uma equipe de 14 socorristas, acompanhados por cães treinados, iniciou ao amanhecer as buscas pelos restos mortais e objetos arrastados pela avalanche de gelo e rochas.

“Durante a operação foram encontrados material orgânico e alguns objetos. Tudo foi recuperado, transportado ao vale e será analisado”, explicou a mesma fonte.

Para as autoridades italianas, o aquecimento global e uma onda de altas temperaturas registrada este ano aceleraram o derretimento da geleira. Foi descoberta água acumulada sob o gelo, o que gera temores de que a geleira siga desabando.

A promotoria de Trento abriu uma investigação para determinar as causas da tragédia, mas descartou "a previsibilidade do evento, negligência ou imprudência". 

Veja também

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos
Descoberta

Restos de três mastodontes de mais de 11 mil anos são descobertos nos Andes peruanos

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele
ESTADOS UNIDOS

Trump ameaça processar Google por mostrar apenas "más notícias" sobre ele

Newsletter