Logo Folha de Pernambuco

Chuvas

Sobe para 56 o número de mortos pelas chuvas em Pernambuco; governo diz haver 56 desaparecidos

Chuvas deixam rastro de destruição em PernambucoChuvas deixam rastro de destruição em Pernambuco - Foto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

O número de mortos pelas chuvas em Pernambuco subiu para 56, segundo novo balanço divulgado pelo Governo do Estado, na tarde deste domingo (29). A gestão cita ainda as buscas por 56 pessoas desaparecidas no Recife e em Olinda. A última atualização, feita esta manhã pelo ministro do Desenvolvimento Regional, citava 44 mortos e 56 desaparecidos.

Os dados, levantados pelo Central de Operações e do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), ressaltam o governo, consideram os cinco mortos desde a quarta-feira (25)

Ainda há o registro de 3.957 desabrigados, principalmente em cidades da Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata Norte do Estado. 

Nove municípios do Estado decretaram situação de emergência, segundo o governo, por causa dos grandes impactos das chuvas:

- Recife
- Olinda
- Jaboatão dos Guararapes
- São José da Coroa Grande
- Moreno
- Nazaré da Mata
- Macaparana
- Cabo de Santo Agostinho
- São Vicente Ferrer
- Igarassu

Além das forças de segurança estaduais, Exército e Marinha colaboram no trabalho com 100 e 20 profissionais, respectivamente, e seis embarcações. 

As escalas foram reforçadas também no Instituto Médico Legal (IML) para assegurar maior eficiência nas remoções e perícias, além de serviços de assistência social e apoio, mitigando o sofrimento das famílias das vítimas. 

Bombeiros atuam em resgate em Jaboatão dos Guararapes (Foto: Divulgação/CBM-PE)


Resgate
Na manhã deste domingo, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) resgatou 12 pessoas ilhadas em áreas alagadas, sem acesso por terra. 

As três aeronaves empregadas nas ações da RMR também transportaram água e alimentos para comunidades isoladas ou fortemente atingidas, como no bairro da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Equipes atuam em 12 pontos de deslizamento, com o emprego de cães farejadores e equipamentos. Durante todo sábado e até a madrugada deste domingo, o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMAR) resgatou 593 vítimas ilhadas em várias localidades da RMR. 

No Recife, os resgates aconteceram nos bairros de Coqueiral, Imbiribeira, Ipsep e Tejipió.

Em Jaboatão, houve atendimento nas localidades de Vila Dois Carneiros, Socorro e Muribeca. 

Desde a sexta-feira (27), mais de 46 mil chamados foram feitos ao 193, com deslocamento das equipes.

Veja também

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo
INTEGRAÇÃO

Ministério da Saúde prepara linha de cuidado para pessoas com albinismo

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Novo esboço da COP29 propõe que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climáticos

Newsletter