Logo Folha de Pernambuco

SUPERFUNGO

Sobe para nove o número de infectados com Candida auris em Pernambuco; pacientes têm 50 e 54 anos

Os dois recentes pacientes estão internados no Hospital do Tricentenário, em Olinda, na RMR

Hospital do Tricentenário, em OlindaHospital do Tricentenário, em Olinda - Foto: Divulgação

Subiu de sete para nove o número de casos de Candida auris confirmados em Pernambuco. Nesta segunda-feira (5), quatro dias após o último registro, mais duas pessoas tiveram diagnóstico para o superfungo. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os casos mais recentes do superfungo são de dois homens, de 50 e 54 anos, internados no Hospital do Tricentenário, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo a SES-PE, os pacientes foram admitidos na unidade de saúde por outras motivações, que envolvem sequelas de AVC e infecção do trato urinário. Eles não apresentam repercussões clínicas decorrentes do fungo e estão sendo acompanhados no setor de enfermaria do hospital.

Dos nove casos confirmados para Candida auris este ano, desde o mês de maio, cinco são de pacientes internados no Hospital do Tricentenário e três do Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Até o momento, duas pessoas receberam alta médica

Confira detalhes sobre os infectados pelo superfungo por ordem de confirmação dos casos:
Homem de 48 anos - Hospital Miguel Arraes - Sem informações sobre internação;
Homem de 77 anos - Hospital do Tricentenário - Sem informações sobre internação;
Homem de 66 anos - Hospital particular no Recife - Sem informações sobre internação;
Homem de 63 anos - Hospital Miguel Arraes - Admitido com problemas ortopédicos;
Mulher de 70 anos -  Hospital Miguel Arraes -  Admitido com lesão infeccionada no pé;
Homem de 51 anos - Hospital do Tricentenário - Admitido com AVC e quadro convulsivo;
Homem de 69 anos - Hospital do Tricentenário -  Admitido com infecção do trato urinário;
Homem de 50 anos - Hospital do Tricentenário - Admitido com sequelas de AVC;
Homem de 54 anos - Hospital do Tricentenário - Admitido com infecção do trato urinário.
 


A secretaria reforça que o Hospital Miguel Arraes (HMA), que estava fechado para novos pacientes desde que confirmou o primeiro caso da Candida auris, iniciou, na sexta-feira (2), o desbloqueio gradativo de leitos da unidade.

Neste primeiro momento, 56 leitos foram liberados, sendo 28 de cirurgia geral e outros 28 de ortopedia. Esses leitos poderão receber pacientes encaminhados pela Central Estadual de Regulação de Leitos. O setor de emergência permanece fechado para novos pacientes.

Encontrado em Pernambuco até o momento somente em ambiente hospitalar, o superfungo Candida auris é transmitido pelo contato direto com pessoas infectadas ou com objetos. Entre os principais sintomas, estão febre, tontura, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco.

Para evitar a proliferação, medidas de prevenção devem ser adotadas em unidades de saúde, como higiene das mãos, uso apropriado de equipamento de proteção, limpeza e desinfecção constante do ambiente de atendimento e de equipamentos reutilizáveis.

Monitoramento
No último dia 25 de maio, quando o Estado contabilizava três pacientes detectados com o fungo, a Secretaria Estadual de Saúde criou um comitê técnico para identificar, prevenir, controle e acompanhar infecções por Candida auris em serviços de saúde de Pernambuco.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter