Logo Folha de Pernambuco

Denúncias

Sogro de Lady Di: polícia de Londres recebeu 40 novas denúncias contra Al-Fayed

Mais de 200 mulheres, que acusam o bilionário egípcio de violência sexual, iniciaram negociações para um acordo com a empresa Harrods

Magnata egípcio Mohamed Al Fayed Magnata egípcio Mohamed Al Fayed  - Foto: Shaun Curry/AFP

A polícia de Londres anunciou nesta sexta-feira (11) ter recebido 40 novas denúncias de estupro ou agressão sexual contra o falecido proprietário da loja de departamentos londrina Harrods, o egípcio Mohamed Al-Fayed, desde as revelações da BBC em 19 de setembro.

Estas 40 novas acusações somam-se às 21 recebidas antes da transmissão do documentário, disse a polícia.

Após as revelações da rede de televisão britânica, a polícia recebeu "40 novos depoimentos, abrangendo crimes como agressão sexual e estupro durante o período de 1979 a 2013", segundo o comunicado da instituição.

As denúncias serão "examinadas" para determinar se podem levar a processos contra outras pessoas além de Mohamed Al-Fayed, falecido em agosto de 2023 aos 94 anos, para quem, tendo morrido, não há possibilidade de ser alvo de nenhuma ação criminal, especificou a polícia.

Mohamed Al-Fayed era pai de Dodi, que foi companheiro da princesa Diana de Gales e que morreu com ela em um acidente de trânsito em Paris em 1997.

Mais de 200 mulheres, que acusam o bilionário egípcio de violência sexual, iniciaram negociações para um acordo com a Harrods, após as revelações da BBC, anunciaram os responsáveis da empresa na quinta-feira.

Al-Fayed tornou-se proprietário da Harrods em 1985 e do clube de futebol Fulham FC entre 1997 e 2013, período em que a equipe londrina foi finalista da Europe League, em 2010.

O bilionário egípcio vendeu a loja de departamentos em 2010 para o fundo Qatar Investment Authority por 1,5 bilhão de libras (cerca de US$ 2,2 bilhões ou R$ 12,2 bilhões, na cotação atual).

A BBC, que recolheu depoimentos de cerca de vinte mulheres para o seu documentário, anunciou na quinta-feira que foi contatada por outras 65 que acusam o magnata de estupro, assédio ou agressão sexual.

Veja também

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério
Líbano

Ao menos 22 mortos em bombardeios israelenses no leste do Líbano, segundo ministério

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias
Saúde

Médicos alertam para aumento de micoses causadas por fungos transmitidos em barbearias

Newsletter