Logo Folha de Pernambuco

mundo

Soldado americano é condenado na Rússia por roubar e ameaçar namorada de morte

Gordon Black foi condenado a três anos e nove meses de prisão; defesa vai recorrer

O soldado do Exército dos EUA Gordon Black, durante julgamento no tribunal na cidade de Vladivostok, na Rússia O soldado do Exército dos EUA Gordon Black, durante julgamento no tribunal na cidade de Vladivostok, na Rússia  - Foto: Pavel Korolyov/AFP

Um tribunal russo condenou, nesta quarta-feira, um soldado norte-americano à prisão sob a acusação de fazer ameaças de morte e roubo.

Gordon Black foi condenado a três anos e nove meses de prisão, por um tribunal da cidade de Vladivostok, no Leste do país, segundo as agências estatais TASS e Sputnik.

O soldado americano, de 34 anos, foi detido na Rússia e estava sendo julgado desde 6 de junho. Ele foi acusado de ameaçar de morte e agredir a sua namorada russa, e de roubar dela 10 mil rublos, o equivalente a pouco mais de US$ 100.

 

A namorada, identificada pela imprensa russa como Alexandra Vashuk, denunciou Black à polícia.

O soldado se declarou “parcialmente culpado” de roubo e inocente de ameaçar matar Vashuk, segundo a mídia. Black acusou Vashuk de provocar uma briga depois de beber.

O casal se conheceu em outubro de 2022, na Coreia do Sul, por meio do aplicativo de namoro Tinder, e então ela o convidou para ir a Vladivostok. Os advogados do americano vão apelar da sentença, segundo a TASS.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter