Logo Folha de Pernambuco

Cisjordânia

Soldados israelenses matam palestino convertido ao judaísmo na Cisjordânia

Este palestino de 62 anos, chamado Sameh Zaitoun, converteu-se ao judaísmo em 2020

Cisjordânia Cisjordânia  - Foto: Jaafar Ashitiyeh/AFP

Um palestino convertido ao judaísmo foi morto por disparos israelenses, nesta quinta-feira (21), na Cisjordânia ocupada, anunciou uma pessoa próxima da vítima, enquanto o Exército israelense afirma que eliminou um "suspeito" no mesmo lugar, mas sem divulgar sua identidade.

"Esta manhã, a vida de David Ben Avraham, um convertido [ao judaísmo], acabou tragicamente", escreveu Noam Arnon, porta-voz da comunidade judaica da cidade de Hebron, no site de notícias locais Aroutz 7.

Este palestino de 62 anos, chamado Sameh Zaitoun, converteu-se ao judaísmo em 2020 e adotou o nome hebraico de David Ben Avraham, segundo Arnon, que era próximo da vítima.

"Soldados o consideraram suspeito e atiraram contra ele" na passagem de Elazar, situada entre Hebron e Jerusalém, no sul da Cisjordânia ocupada. Ele morreu ao não resistir aos ferimentos, acrescentou Arnon.

Em um comunicado, o Exército israelense indicou que "soldados atiraram, durante uma operação militar, contra um palestino que levantou suspeitas na passagem de Elazar".

O "suspeito", cuja identidade não foi revelada pelo Exército, morreu devido aos ferimentos e a polícia militar abriu uma investigação, acrescenta a nota do Exército.

No passado, em entrevista à imprensa, Sameh Zaitoun alegou ter sido detido pela Autoridade Palestina por causa de sua conversão ao judaísmo.

Veja também

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife
Natal 2024

Jantar Solidário leva alimentos para população de rua do Recife

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP
MUDANÇA CLIMÁTICA

Chuvas intensas e ventos: alerta de 'perigo' inclui capital e todas as cidades do litoral de SP

Newsletter