Solenidade e exposição marcam homenagens aos 80 anos da Polícia Federal
Evento acontecerá neste sábado (6), na área externa do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem
No ano em que comemora 80 anos de fundação, a Polícia Federal tem realizado uma série de solenidades para marcar a data. A mais recente será neste sábado (6), a partir das 15h, com uma exposição pública na área externa do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento terá exposição dos cães do canil da PF, exibição de equipamentos antibombas, embarcações náuticas para o patrulhamento marítimo, exposição fotográfica, manobras de drones utilizadas nas atividades policiais, entre outras atividades.
Mais homenagens
Em março, a Polícia Federal apresentou uma exposição intitulada "PF80", no piso M2 do Shopping RioMar Recife, com registros dos próprios policiais durante as ocorrências. A mostra teve 14 painéis, onde 28 fotografias (frente e verso) detalham atividades da corporação, como combate à corrupção, tráfico de drogas, emissão de passaportes e controle migratório.
Na terça passada, o Teatro Luiz Mendonça, no Dona Lindu, também recebeu uma solenidade em homenagem aos 80 anos da PF, condecorando cerca de 60 autoridades de Pernambuco, em reconhecimento e agradecimento à dedicação e "notáveis e valorosas colaborações com a instituição". Os premiados receberam placas comemorativas da instituição.
Na última quarta, houve ainda o lançamento da Medalha Comemorativa dos 80 Anos da Polícia Federal. Foi realizada a descaracterização do par de cunhos originais da medalha, que assegura a limitação da tiragem, valorizando no mercado de colecionismo.
Participaram da cerimônia o Ministro de Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; o Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; o Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Marcos Antônio Amaro dos Santos; o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes; a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco; o Ministro Chefe da Advocacia Geral da União, Jorge Messias; o Presidente da Casa da Moeda, Sérgio Perini Rodrigues e o Presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.
História
O Departamento de Polícia Federal (DPF) foi criado oficialmente em 28 de março de 1944, com a publicação do Decreto n° 6.378, transformando a Polícia Civil do Distrito Federal, localizada no Rio de Janeiro, em Departamento Federal de Segurança Pública (DFSP). Em 1960, com a inauguração da nova capital, a estrutura organizacional foi transferida para Brasília. Em 1967, foi renomeada como Departamento de Polícia Federal.
A PF atua na segurança pública para a preservação da ordem pública, bem como dos bens e interesses da União, exercendo atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras. Também tem funções ligadas à repressão ao tráfico de entorpecentes e contrabando, controle migratório, de armas e produtos químicos.