Odysseus

Sonda Odysseus segue ativa na Lua, informa empresa americana

A sonda se alimenta de energia graças aos seus painéis solares

 Nasa deseja coletar dados e explorar a região antes de enviar astronautas à Lua nas missões Artemis Nasa deseja coletar dados e explorar a região antes de enviar astronautas à Lua nas missões Artemis - Foto: Pexels

Depois de anunciar que sua bateria estava acabando, a empresa Intuitive Machines informou nesta quarta-feira (28) que a sonda Odysseus continuava ativa.

"Ela permanece gerando energia solar sobre a Lua, permitindo que os controladores de voo continuem coletando dados da região do polo sul", publicou a Intuitive Machines na rede social X, após declarar ontem que as baterias da Odysseus não teriam mais do que 10 a 20 horas de energia.

As equipes da empresa “analisam os novos dados de carga solar e usam o tempo extra para maximizar as tarefas”, acrescentou a Intuitive Machines.

A sonda se alimenta de energia graças aos seus painéis solares, mas eles não estão perfeitamente expostos à luz solar, uma vez que o pouso da Odysseus não foi na vertical e ela está inclinada.

Apesar desse incidente, a missão “é um sucesso, do ponto de vista da Nasa”, ressaltou hoje o diretor da agência espacial americana, Bill Nelson.

“Estamos no sexto dia daquela que estava prevista para ser uma missão de oito dias, e recebemos dados dos nossos seis instrumentos."

A Nasa deseja coletar dados e explorar a região antes de enviar astronautas à Lua nas missões Artemis.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter