Logo Folha de Pernambuco

TECNOLOGIA

SpaceX vai levar bilionário em sua primeira caminhada espacial

Lançamento será nesta terça e terá a bordo Jared Isaacman, que já foi até a órbita pela empresa em 2021

Foguete Falcon 9 é responsável pela missão Polaris DawnFoguete Falcon 9 é responsável pela missão Polaris Dawn - Foto: reprodução

A SpaceX está pronta para lançar uma equipe de quatro astronautas privados ao espaço na manhã desta terça-feira, como parte de uma missão inovadora que visa realizar a primeira caminhada espacial comercial do mundo.

A bordo da missão, chamada Polaris Dawn, está o bilionário Jared Isaacman, que anteriormente voou para a órbita com a SpaceX em 2021 e forneceu financiamento para o voo e seu desenvolvimento.

Juntamente com ele estão duas engenheiras principais da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon, além do amigo de Isaacman e ex-piloto da Força Aérea Scott “Kidd” Poteet.

A tripulação, que viajará dentro de uma espaçonave SpaceX Crew Dragon modificada, está programada para lançar em um foguete Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, às 3h38 no horário local (4h38 em Brasília), em 27 de agosto.

A SpaceX também tem oportunidades de lançamento às 5h23 ou 7h09. Se a missão for adiada, a empresa pode lançar também no dia 28 de agosto nesses mesmos horários.

O momento principal da missão está previsto para ocorrer no terceiro dia de voo, quando Isaacman e Gillis planejam sair de uma escotilha aberta em sua espaçonave Crew Dragon e realizar cada um uma caminhada espacial. Os dois sairão um de cada vez por cerca de 15 a 20 minutos enquanto amarrados ao veículo.

Ainda não está claro como a SpaceX pretende incorporar as caminhadas espaciais em futuras missões, mas a empresa está ansiosa para testar essa nova capacidade.

“Eu acho que estaremos realmente interessados em ver para onde a empresa levará isso,” disse Gillis em uma entrevista antes do lançamento. “Obviamente, este é o primeiro passo, e é um passo muito importante.”

Embora apenas Gillis e Isaacman saiam da espaçonave, toda a equipe usará os novos trajes espaciais da SpaceX, já que o interior completo da Crew Dragon ficará exposto ao vácuo do espaço durante a manobra.

Todo o procedimento, desde a ventilação da atmosfera da espaçonave até a revedação do veículo, deve levar cerca de duas horas.

Embora o foco principal da missão seja a caminhada espacial, a Polaris Dawn planeja realizar uma série de objetivos secundários, além de quebrar alguns recordes de voo espacial.

A primeira fase do voo verá a espaçonave Crew Dragon atingir uma altura de 870 milhas (1.400 quilômetros) acima da Terra, tornando-se a maior distância que os humanos voaram para o espaço desde que os astronautas da Apollo chegaram à Lua.

Se a missão for bem-sucedida, tanto Menon quanto Gillis terão o recorde de mulheres que viajaram mais longe da Terra.

Devido à distância que a tripulação está viajando, eles estarão expostos a um ambiente de radiação muito mais alto do que o que a maioria dos astronautas experimenta enquanto viajam para a Estação Espacial Internacional em órbita baixa da Terra.

Isso permitirá à SpaceX coletar pesquisas críticas sobre como o ambiente espacial afeta o corpo humano.

Além disso, a SpaceX também planeja realizar uma demonstração em voo de seu serviço Starlink. Um “plaser” montado dentro da espaçonave tentará se conectar com satélites de internet Starlink, para testar a conectividade que futuras missões possam utilizar.

Toda a missão Polaris Dawn deve durar aproximadamente cinco dias antes que a tripulação retorne à Terra, pousando ao largo da costa da Flórida.

Veja também

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA
EUA

Chefe da Otan tem reunião com Donald Trump nos EUA

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Homem de 25 anos acorda momentos antes de ser cremado na Índi

Newsletter