Logo Folha de Pernambuco

ESPORTES

Sport pode voltar a ser campeão da Série B após 34 anos

Depois de alguns altos e baixos, o Sport pode voltar a conquistar a competição da Série B

Foto: Pexels

Campeão da Série B do Campeonato Brasileiro em 1990, o Sport pode voltar a conquistar a competição após 34 anos. Depois de alguns altos e baixos ao longo da temporada 2024, o Leão da Ilha vem em uma crescente nos últimos jogos e chega às rodadas finais com chances claras de desbancar o favoritismo do Santos e levar o caneco para Recife.

Hoje, mesmo colada com o Peixe na tabela de classificação, a equipe pernambucana lidera as probabilidades de título, segundo estudo divulgado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com quase o dobro de chances de faturar o campeonato em relação ao alvinegro.

Por outro lado, o Sport aparece atrás do Santos nas cotações de apostas esportivas, que indicam um leve favoritismo dos paulistas, com odds de 1,85 contra 2,65 do Leão. Outros membros do G4, o Novorizontino (9,00) e o Mirassol (14,00) completam essa lista de candidatos a levantar o troféu da Segundona.

A história do Sport na Série B

Maior vencedor do futebol pernambucano de todos os tempos e tricampeão da Copa Nordeste, ficando atrás apenas das quatro conquistas de Bahia e Vitória, o Sport é, sem dúvidas, um dos principais representantes da região no cenário nacional. Isso sem contar o título do Brasileirão de 1987, colocando o Leão da Ilha de uma vez por todas no hall dos grandes do país.

Mas nem tudo são flores na história da equipe rubro-negra. Com seis rebaixamentos ao longo de sua história (1989, 2001, 2009, 2012, 2018 e 2021), o Sport participa da Série B do Campeonato Brasileiro pela 15ª vez, a terceira seguida. Curiosamente, o único título do clube na segunda divisão aconteceu logo após o seu primeiro descenso, em 1990, fazendo um retorno triunfal à elite.

Outras campanhas de destaque do Leão na Segundona aconteceram com os vice-campeonatos de 2006 e 2019, o terceiro lugar em 2003 e 2013, além da quarta colocação em 2011. Mesmo sem o título, a campanha de 2013 foi aquela em que o time anotou mais vitórias (20) e marcou mais gols (64) em 38 rodadas.

Foto: Pexels

O título em 1990

Dividida em quatro etapas, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 1990 contou com 24 clubes, distribuídos inicialmente em quatro grupos com seis participantes. Os quatro melhores de cada chave avançavam à segunda fase, totalizando 16 classificados. O Sport terminou com o primeiro lugar do Grupo D, anotando três vitórias, seis empates e uma derrota em dez jogos. Também fizeram parte dessa chave o Moto Club, Remo, Ceará, Santa Cruz e Treze

Já na segunda fase, a equipe pernambucana caiu no Grupo H ao lado de Operário Ferroviário, Itaperuna e Remo. Os rubro-negros avançaram com vice-campeões da chave, após uma vitória, quatro empates e uma derrota em seis partidas.

A terceira fase do campeonato reuniu os oito melhores, que novamente foram divididos em dois grupos. O Sport liderou o Grupo I, que também tinha Guarani, Juventude e Moto Club, anotando três vitórias e três empates. Com isso, ganhou o direito de disputar a finalíssima da competição contra o Athletico-PR, vencedor do Grupo J.

Por ter melhor campanha do que o adversário ao longo do campeonato, o Leão da Ilha jogava por dois resultados iguais e utilizou o regulamento para levar vantagem. No fim, a equipe pernambucana levantou a taça de campeão da Série B de 1990 após dois empates, por 1 a 1 em Curitiba e 0 a 0 em Recife.

Depois disso, o Sport só voltaria a comemorar um título de relevância nacional em 2008, quando faturou a Copa do Brasil em cima do Corinthians, novamente jogando a partida final em casa, na Ilha do Retiro.

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores. 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter