Logo Folha de Pernambuco

Justiça

STJ confirma afastamento do governador de Alagoas, Paulo Dantas, que disputa a reeleição

Corte Especial referendou decisão da ministra Laurita Vaz; Afastamento do cargo vai até 31 de dezembro

Superior Tribunal de JustiçaSuperior Tribunal de Justiça - Foto: Marcello Casal Jr/ABR

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou nesta quinta-feira a decisão que afastou do governo e autorizou uma operação da Polícia Federal contra o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). A decisão também determinou o bloqueio de R$ 54 milhões dos alvos investigados.

Pela decisão do STJ, Dantas, que é candidato à reeleição, ficará afastado do cargo até 31 de dezembro, data em que termina o seu mandato.

A maioria dos ministros seguiu o voto da ministra Laurita Vaz. Confirmaram a decisão do afastamento os ministros Francisco Falcão, Nancy Andrighi, Og Fernandes, Raul Araújo, Herman Benjamin, Maria Isabel Gallotti, Benedito Gonçalves e Antônio Carlos Ferreira.

A investigação apura desvios de recursos da Assembleia Legislativa de Alagoas, da qual Dantas foi deputado até maio deste ano, quando foi eleito indiretamente ao cargo de governador após a renúncia de Renan Filho (MDB-AL). Os fatos sob investigação teriam ocorrido entre 2019 e 2022.

A apuração teve início na primeira instância. Após a obtenção de provas, a 17ª Vara Criminal de Maceió determinou o envio do caso para o Superior Tribunal de Justiça por causa do foro privilegiado: "Resta indicado pela autoridade policial em seu relatório que o atual governador do estado de Alagoas seria o possível principal beneficiário dos supostos valores desviados".

O governador é apoiado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e assumiu o comando do Executivo estadual em um mandato-tampão em maio após a renúncia de Renan Filho (MDB) que saiu para disputar o Senador. Ele disputa o segundo turno contra Rodrigo Cunha (União), que tem o apoio do presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter